Os dois novos domínios da química do século XXI estão no pódio com a atribuição esta quarta-feira 5, dos prémios Nobel ao residente na Califórnia Karl Barry Sharpless, de 81 anos, à professora da universidade de Stanford Carolyn R. Bertozzi, de 55 anos, e ao professor da universidade de Copenhaga Morten Peter Meldal, de 58 anos.
Carolyn R. Bertozzi: "Estou estupefacta e mal consigo respirar!"
A reação emotiva da inventora da química bio-ortogonal faz jus ao conceito por ela criado. É que o conceito de química bio-ortogonal tem na base a reação química iniciada em qualquer organismo vivo mas sem perturbar ou mudar a sua natureza química.
Carolyn R. Bertozzi assim que foi abordada exclamou: "Estou totalmente estupefacta. Estou aqui sentada e mal consigo respirar!".
É a oitava mulher a receber o Nobel da Química, cuja primeira recipiendiária foi Marie Curie, em 1911, e as duas mais recentes foram a francesa Emmanuelle Charpentier e a americana Jennifer Doudna Prémios Nobel 2021: Críticas à "ausência de diversidade" — Organocatálise faz Nobel da Química, 06.out.021.
Fontes: Nobel.org/DW.de/ Le Monde