O ato da apresentação do acordo aconteceu, esta segunda-feira de manhã, num encontro entre o presidente da Câmara Municipal - Alberto Nunes, Director do Hospital da Região Fogo e Brava - Evandro Monteiro e os membros da Associação NOS KU NHOS - Presidente Klaus Zimmermann, Gerda Frick e o representante em Cabo Verde Elias Montrond Fernandes.
A iniciativia tem por objectivo solucionar a situação de saúde dos Residentes e das pessoas que visitam diariamente a localidade de Chã das Caldeiras, que é também um dos objectivos da Associação NOS KU NHOS. Resultou do encontro que a Associação NOS KU NHOS irá suportar remuneraçõès de um Agente Sanitário para a Unidade de Saúde Básica provisória na localidade de Chã Das Caldeiras, com caracter renovável anualmente.
Alem disso, a Associação tambem firmou como um dos parceiros na construção do novo Centro de Saúde em Chã das Caldeiras. Recorda-se que a Associação NOS KU NHOS financiou no ano 2011 a reabilitação do Posto Sanitário, que foi, no entanto, enterrado na última erupção. Financiou ainda, na sua totalidade, propina do curso de enfermagem de um residente de Chã Das Caldeiras.
Cinco anos depois de as lavas terem consumido o posto sanitário de Chã das Caldeiras remodelado em 2011 pela associação e que funcionou durante três anos, esta instituição acaba de investir na construção de uma estrutura provisória que serve de um posto sanitário ou uma sala para a prestação de primeiros socorros- para servir as pessoas que trabalham na agricultura e noutros ramos de actividade e para atender os turistas em caso de acidente.