OPINIÃO

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Diáspora africana: Deputado Orlando Dias exige que o novo Governo cumpra as promessas que fez aos eleitores 08 Junho 2021

Por constituírem compromissos assumidos durante a campanha eleitoral, nossa meta e objectivo firme para o início deste mandato e como nós os políticos devemos ser sérios e honestos com as pessoas que nos elegeram para representá-las, proponho e exijo que os compromissos, metas e objectivos (ver a seguir) sejam, inadiávelmente, comtemplados no programa do governo e cumpridos no início deste mandato, pois alguns deles não foram cumpridos no mandato anterior.

Por: Orlando Dias*

Diáspora africana: Deputado Orlando Dias exige que o novo Governo cumpra as promessas que fez aos eleitores

Nos termos da Constituição da República e do Regimento da Assembleia Nacional, o Deputado representa todo o povo, mas eleito pelos eleitores do círculo eleitoral para o qual foi escolhido democraticamente por um dos partidos políticos e no meu caso particular para encabeçar a lista do círculo eleitoral de África, por mérito próprio e sem nenhuma bengala para ser reeleito, pois dos dirigentes do MPD que residem em Cabo Verde fui o único a fazer campanha na diáspora africana.

Fui reeleito deputado da Nação pela comunidade cabo-verdiana residente na diáspora africana, designadamente São Tomé e Príncipe, Guiné Bissau, Angola, Moçambique e Senegal, por mérito próprio e pelos excelentes apoios das pessoas que residem nos países atrás referidos.

Ao ser reeleito pela comunidade cabo-verdiana residente na diáspora africana vou representa-la condignamente e ser intransigente na defesa da melhoria sistemática da qualidade e condições de vida dessa comunidade que tanto precisa e merece.É nesse âmbito que proponho e exijo ao governo da República que cumpra os compromissos eleitorais assumidos por mim durante a campanha eleitoral, enquanto conhecedor profundo da realidade e da situação difícil que essa comunidade vive no seu dia dia.

Os compromissos que o governo deve cumprir

Os seguintes compromissos vão ter que ser assumidos e cumpridos para com a comunidade cabo-verdiana em África, pelo governo da República,no início deste mandato:

  • -Aumento do subsídio de pensão atribuido aos idosos cabo-verdianos na diáspora africana de 40 para 60 euros, mensalmente e vão ter que receber na sua respectiva residência.
  • -Reformas profundas nas embaixadas de Cabo Verde no Senegal, São Tomé e Príncipe.e consulado em Benguela.
  • -Algumas reformas na embaixada de Cabo Verde em Angola.
  • -Nomeação de Adidos culturais e economicos nas Embaixadas de Cabo Verde no Senegal, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe e Angola.
  • -Criação de serviços sociais em todas as embaixadas de CV na diáspora africana dirigidos por Assistentes Sociais qualificados.
  • -Atribuição de 40 bolsas de estudo para a formação superior e pós-graduação, anualmente.
  • -Formação peofissional e média de centenas .de jovens descendentes de cabo-verdianos na diáspora africana.
  • -Criação de casas de cultura cabo-verdiana em São Tomé e Príncipe, Angola, Guiné Bissau e Senegal.
  • -Criação de consulado de Cabo Verde em Moçambique.
  • -Nomeação de Consul honorário de CV na Ilha do Príncipe.
  • -Nomeação de Consul honorário de Cabo Verde em Banjul- Gâmbia.
  • -Retoma dos voos Luanda/São Tome/Praia.
  • -Ligação marítima Praia/Dakar/Bissau/Abidjan.
  • -Abertura de um periodo de seis meses para a atribuição gratuita de nacionalidade cabo-verdiana aos descendentes cabo-verdianos na diáspora africana.

Por constituírem compromissos assumidos durante a campanha eleitoral, nossa meta e objectivo firme para o início deste mandato e como nós os políticos devemos ser sérios e honestos com as pessoas que nos elegeram para representá-las,proponho e exijo que os referidos compromissos, metas e objectivos sejam, inadiávelmente, comtemplados no programa do governo e cumpridos no início deste mandato, pois alguns deles não foram cumpridos no mandato anterior.
— -
*Post publicado na sua página de facebook

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project