ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Nova aeronave para evacuação de doentes: DNS garante que permitirá uma intervenção rápida e digna dos cabo-verdianos 28 Agosto 2018

O director nacional da Saúde, Artur Correia, afirmou hoje,28, que a chegada da nova aeronave para evacuação de doentes permitirá uma “intervenção rápida e digna” dos cabo-verdianos que vivem nas ilhas.

Nova aeronave para evacuação de doentes: DNS garante que permitirá uma intervenção rápida e digna dos cabo-verdianos

Em declarações à imprensa, Artur Correia mostrou-se convicto de que, com este novo aparelho, os serviços de evacuação médica entre as ilhas ficarão melhor apetrechados e os doentes serão evacuados em melhores condições.

“Com certeza que os serviços serão feitos de uma forma mais digna para os cabo-verdianos que vivem nas ilhas e que têm necessidade de cuidados muitas vezes de emergência a nível dos hospitais centrais e creio que, urgentemente, vai-se iniciar este processo”, salientou.

No passado mês de Julho, o ministro da Defesa, Luís Filipe Tavares, anunciou que o país ia comprar um avião a Portugal, do tipo C-212 Aviocar, também conhecido por CASA, com capacidade para 18 passageiros e dois mil quilos de carga, para fazer o transporte de doentes inter-ilhas e que a aeronave chegaria ao país até final do ano.

Na ocasião, disse que o avião será uma “solução de futuro”, que vai estar equipado para servir as populações de todas as ilhas, com o Estado assegurar o transporte dos doentes a quem não consegue pagar.

No passado dia 08 deste mês, o Ministério da Saúde, as Forças Armadas e o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), juntamente com duas seguradoras, assinaram um contrato de prestação de serviços para o transporte de doentes.

Mediante o contrato, os subscritores assumiram a responsabilidade de “criar as condições e modalidades de cooperação para a evacuação inter-ilhas de doentes, com recurso às unidades aéreas e navais afectas às Forças Armadas”.

Caberá às Forças Armadas garantir a operacionalidade dos meios, enquanto as restantes instituições assumirão a comparticipação no custo operacional do processo de evacuação.

A aeronave, registo português CS-DVQ, aterrou no Aeroporto Internacional Nelson Mandela, na Cidade da Praia, na tarde de segunda-feira.

C/Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project