ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Nova alternativa para renascer aurora de esperança para Tarrafal de São Nicolau: Médico e investigador João Baptista Soares é o candidato do PAICV à Câmara Municipal 01 Junho 2020

Está oficialmente confirmado. O médico, investigador e escritor João Soares é o candidato do PAICV à presidência da Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau nas autárquicas de outono deste ano em Cabo Verde. Com dois mestrados e consultor internacional com vasto conhecimento a nível da saúde pública, Soares pretende avançar com um programa alternativo credível para fazer «renascer uma nova aurora cheia de esperança» para as gentes do concelho.

Nova alternativa para renascer aurora de esperança para Tarrafal de São Nicolau: Médico e investigador João Baptista Soares é o candidato do PAICV à Câmara Municipal

Aposta ousada é como alguns munícipes qualificam esta candidatura de João Baptista Soares à presidência da edilidade. Filho de São Nicolau, ele nasceu a 02 de outubro de 1957, na localidade de Praia Branca, berço da célebre morna «Sodade», cujo autor (Armando Zeferino) foi descoberto e revelado em primeira mão pelo jornal A Semana. Reformado dos EUA, o médico Soares fixou a residência desde Janeiro deste ano na sua aldeia de Praia Branca. Mas ele manteve-se, através do seu regresso nas férias e não só, sempre em contato permanente com o Tarrafal, mesmo trabalhando, depois de ter licenciado em medicina e feito várias especializações a nível da saúde pública e ciências, principalmente nos EUA, Portugal/Açores, Angola, Etiópia, Ruanda, Senegal e Guiné-Bissau, entre outros países africanos. Na diáspora, pôde, em parceria com várias organizações representativas de emigrantes e entidades internacionais, mobilizar alguns apoios para munícipes do Tarrafal.

O médico entra agora na política e tem o apoio da estrutura regional do PAICV e da liderança nacional da Janira Hopffer Almada para concorrer como candidato do mesmo partido à presidência da Câmara local nas eleições autárquicas deste ano.

Motivado em contribuir para o desenvolvimento da sua terra natal, Soares almeja implementar um programa alternativo credível ao da atual Câmara do Edil José Freitas, focado sobretudo no renascer de uma nova aurora de esperança para as gentes desse concelho de São Nicolau. «Se eu vier ser escolhido como presidente da Câmara nas próximas eleições, o meu programa político vai estar focado sobretudo no renascer e na reconquista de uma nova aurora, cheia de esperança, para as gentes do nosso município», anuncia o candidato apoiado pelo maior partido da oposição.

Mestre em saúde pública e cientista inventor

José Baptista Soares é um quadro com alta qualificação profissional já comprovada em vários países desenvolvidos. Além de licenciatura em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa em 1983, possui dois mestrados: uma em Saúde Pública (Master of Public Health (MPH)– em 2000) e outra em Ciências (Master of Sciences (MS)- Health Policy and Management – Gestão e Políticas de Saúde, em 2004). Todos foram feitos na University of Massachusetts, Amherst, EUA.

Em termos de pós graduação, João Batista Soares é ainda detentor do certificado de especialização em Medicina Tropical pela Universidade Nova de Lisboa ( 1985), bem como de consultor em Saúde Mental e Abuso de Substâncias Psicotrópicas pelo Bureau of Substance Abuse Services (BSAS), Massachusetts EUA ( 2005 ).

No seu vasto currículo, Soares assume-se ainda como cientista e investigador em áreas de Nutrição e doenças do cérebro e do coração, como hipertensão arterial, diabetes, obesidade e excesso de peso e cancro.

« José Baptista Soares é inventor com patente registada nos Estados Unidos da América no ramo das Energias Renováveis», realçou ele, revelando, num folheto a que este jornal teve acesso, ter publicado duas obras científicas: Dieta Mediterrânica (versão cetogénica)—Diário Intimo da Dieta de Um Médico); e Ulceras do Estômago e Duodeno—Seu Diagnóstico e Tratamento ao Alcance de Todos.

Já a nível da literatura, João Baptista Soares é autor de cinco obras: Crendices da Minhas Gentes; Há Holandês Fresquinho na Terra; As Aventuras de Bobo; A Morte de Mãe Lota; A Odisseia Crioula;

Vasta experiência profissional em América, Europa e África

A fazer fé no seu currículo, Soares é considerado um profissional versátil e orientado para os resultados com 25 anos de experiência diversa e multifuncional, na América, Europa e África, em sectores chave do domínio da saúde. Isto incluindo HIV/SID na vertente prevenção da transmissão vertical, aconselhamento e testagem voluntária, bem como a nível de programas de nutrição, contenção de doenças infeciosas, nomeadamente malária, tuberculose, Doença Sexualmente Transmissível (DST) e cólera. Tem ainda experiência em doenças não-transmissíveis, doenças tropicais negligenciadas, água potável e saneamento básico, crianças em risco e órfãos, igualdade de género e prevenção da violência e reforço dos sistemas de saúde.

De entre outros cargos importantes que já exerceu, destacamos os de coordenador do Programa de Saúde dos Imigrantes nos Açores - Ilha de São Miguel e do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos PPCIRA na mesma ilha portuguesa (Dezembro 2017 a 2019) . Desempenhou ainda as funções de diretor Regional da Saúde no Arquipélago dos Açores ( 07/2014 a Novembro 2016), gestor de Programa DTN [Doenças Tropicais Negligenciadas em Senegal e Guiné-Bissau (12/2012- 04/2014), consultor Técnico Superior Voluntário em Massachusetts EUA (04/2012- 12/2012), diretor Nacional da AMREF (Fundação para a Educação e Investigação Médica em África) em Etiópia (04/2008- 04/2012) e consultor Técnico Superior Voluntário do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento em Angola (03/2006- 01/2008).

Relançar o concelho da morna «Sodade» e melhor marca de atum

Lançados que estão os dados referidos, fica traçado o perfil deste quadro, de competência técnica aprovada em várias áreas, que o PAICV quer concorrer à Presidência da Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau nas autárquicas do último trimestre deste ano. João Baptista Soares anuncia liderar um projecto político alternativo de fazer «renascer uma nova aurora cheia de esperança» para as gentes desse concelho da ilha do Chiquinho. Um município que tem a «Sodade» como a morna mais tocada no mundo e a histórica fábrica SUCLA, que é a detentora da melhor marca de conserva de atum em Cabo Verde.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project