“O nosso foco é justamente o plano de desenvolvimento do país, onde estão todos os marcos de recuperação económica e social do país nos próximos anos e justamente o marco de cooperação do Sistema das Nações Unidas se insere justamente para contribuir com essa implementação do PEDS II”, indicou a nova representante da ONU.
Após ser recebida em audiência inaugural/apresentação pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Rui Figueiredo Soares, a representante constatou que o arquipélago africano já demonstra uma recuperação das crises, nomeadamente a covid-19, com a retoma do turismo.
A nova representante da ONU em Cabo Verde, de nacionalidade brasileira, prometeu igualmente trabalhar com o país na implementação do quadro de cooperação, que foi assinado em outubro e que começou a ser implementado em 01 de janeiro.
O atual Quadro de Cooperação das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (UNDAF - 2013-2027) com Cabo Verde é de cerca de 115 milhões de dólares (109,5 milhões de euros), superior aos 95 milhões de dólares (90,5 milhões de euros) do anterior programa.
A nova coordenadora, que substituiu a portuguesa Ana Graça, disse que o que já conhece de Cabo Verde é que é um país insular que tem um papel de liderança agora com outros países insulares, e com resultados importantes em setores como a educação e saúde.
“Há progressos em várias áreas, mas há desafios grandes, como a necessidade de diversificar a economia, desafios também na área social, e por isso estamos a trabalhar com vários ministérios e com a sociedade civil, para apoiar a retomada do crescimento social e económico do país, de uma maneira sustentável, pessoas e planetas, sempre”, referiu.
Portela e percurso
Portela de Sousa tem mais de 25 anos de experiência em desenvolvimento e trabalho humanitário com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) trabalhou em vários países, como Brasil, Moçambique, Bangladesh, Quénia, Angola, Costa Rica e na sede da ONU, em Nova Iorque.
Antes de sua nomeação como coordenadora residente das Nações Unidas em Cabo Verde, foi representante do Unicef na Costa Rica, tendo antes trabalhado como representante adjunta da mesma instituição em Angola.
Mestre em Ciências Sociais/Sociologia e com uma licenciatura em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal da Baía, Brasil, tem ainda certificado de Liderança e Gestão pelo Gordon Institute of Business Science da Universidade de Pretória, África do Sul, e um certificado de curso de Normas Sociais pela Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos. A Semana com Lusa