NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Nova directora-geral das Artes e das Indústrias Criativas quer levar a arte e a cultura às ruas 27 Julho 2023

A nova directora-geral das Artes e das Indústrias Criativas, empossada hoje, definiu como principal foco nos seus três anos de mandato levar a arte e a cultura às ruas, como forma de aproximar eventos culturais das pessoas.

Nova directora-geral das Artes e das Indústrias Criativas quer levar a arte e a cultura às ruas

Vândrea Monteiro fez esta promessa, à imprensa, após o acto do seu empossamento enquanto directora-geral das Artes e das Indústrias Criativas, em substituição de Adilson Gomes, que deixou o cargo para fazer parte do conselho de administração da Pró Empresa.

Disse ter uma “lista imensa de coisas para fazer”, mas comprometeu-se, de momento, a fazer uma coisa de cada vez, após conhecer a equipa, apesar de já estar há quatro anos, como disse, a trabalhar como assessora do Ministério da Cultura.

Entretanto, apontou como principal desafio a necessidade de a direcção ter um contacto “mais próximo” com os artistas, tendo assegurado que tem estado a trabalhar nisto, através de editais e projectos, daí que acredita que, em parte, este facto mereceu a confiança do ministro para assumir o novo cargo.

“Este pôr-se no lugar do artista, porque eu também sou actriz, sou formada em Comunicação Social, eu acho que nós precisamos disto, levar a arte e a cultura para às ruas “, reforçou, afirmando que este se trata do seu principal foco.

A título de exemplo avançou que vai acontecer no dia 31, Dia Nacional do Batuku, batuku nos mercados um pouco pelas ilhas de Santiago e Maio.

“Acho que é assim que vamos começar bem, levar a arte e a cultura as pessoas, e não deixar que as pessoas fiquem à espera de ter acesso aos grandes espaços culturais no país”, concretizou.

O ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, que conferiu posse a Vândrea Monteiro, realçou o facto desta se tornar na primeira mulher a ocupar o cargo em questão, esperando, para já, o reforço do trabalho realizado até então na Direcção-geral das Artes e das Indústrias Criativas.

“Segundo, há aspectos simbólicos que há que realçar, uma jovem mulher, recém mãe, a prova de que ser mãe e a maternidade não impedem as mulheres de terem acesso aos cargos, ou não acredito que a maternidade tenha limitações na nomeação das pessoas. Uma jovem que tem o percurso dentro do próprio Ministério da Cultura, onde coordenou os editais, a programação artística e cultural, e que conhece bem a casa”, declarou.

Afirmou que é uma substituição para continuidade, através de um olhar feminino “mais próximo”, ou seja, precisou, de alguém que é do teatro, ligado também à literatura, às letras, com “o espírito e a idade certa” para estar próxima da produção cultural e da nova programação cultural em Cabo Verde.

Na ocasião, o ministro enalteceu o trabalho feito por Adilson Gomes durante o tempo que ocupou este cargo, classificando de “absolutamente extraordinário”, tendo em conta que é uma direcção que “não tem praticamente pessoal” e trabalha com parte daquilo que são os assessores especiais do Gabinete do Ministério da Cultura.

Licenciada em Jornalismo pela Escola Superior da Comunicação Social de Lisboa (Portugal), Vandrea Monteiro, natural da Cidade da Praia, ocupava até agora o cargo de assessora para as Relações Públicas, Comunicação Social, Marketing Digital e Apoio a Projetos no Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas.

É ainda atriz e contadora de estória, com passagens pelo mundo da escrita e da leitura.

A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project