ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Nova esperança para São Domingos: Empreendedor e licenciado em Economia e Gestão, Isaías Almeida Varela, é o candidato do PAICV à Câmara Municipal 14 Junho 2020

O projeto autárquico por «uma nova esperança para São Domingos» de Santiago está oficialmente lançado. É que a cúpula do PAICV acaba de aprovar a candidatura do empreendedor na área do agro-negócios e licenciado em Economia e Gestão, Isaías Almeida Varela, à Câmara Municipal de São Domingos de Santiago, nas eleições autárquicas deste ano. O candidato tambarina quer mudanças políticas e institucionais profundas no concelho gerido desde 1992 pelo MpD, implementando uma nova agenda económica local focada no desenvolvimento do turismo, no aproveitamento das potencialidades a nível da agricultura e pecuária e das pescas para gerar rendimentos a jovens e famílias. Isaías quer apostar na economia verde mediante o aproveitamento de energia renováveis para a produção de água dessalinizada para fomentar a agricultura de regadio e na requalificação urbana, com a construção, em parceria com o poder central, de uma via de acesso a Samballa Vellage/Baía, passando até Praia Baixo. Tudo na perspetiva de potenciar o escoamento de pessoas e bens via a litoral e conetar a Freguesia de Nossa Senhora da Luz ao circuito turístico da Região de Santiago Sul.

Nova esperança para São Domingos: Empreendedor e licenciado em Economia e Gestão, Isaías Almeida Varela, é o candidato do PAICV à Câmara Municipal

Está finalmente consumado o projeto autárquico por «uma nova esperança para São Domingos» de Santiago. É que a liderança do PAICV acaba de aprovar a candidatura do empreendedor na área do agro-negócios e licenciado em Economia e Gestão, Isaías Almeida Varela, à Câmara Municipal de São Domingos nas eleições autárquicas previstas para o último trimestre deste ano.

Filho desse concelho de Santiago Sul, Isaías Almeida Varela nasceu a 10 de Fevereiro de 1977, na zona de Lagoa da Freguesia de Sã Nicolau Tolentino do mesmo município. Com pés bem assentes na terra, Isaías conhece bem o concelho, onde sempre residiu e desenvolve o empreendedorismo a nível de agro-negócios.

Segundo apurou este jornal, o candidato tambarina propõe implementar mudanças profundas no concelho, gerido desde 1992 pelo MpD. Vai apostar numa nova agenda económica de desenvolvimento local, com prioridade para gerar rendimentos a famílias mais carenciadas no concelho. A pensar nisso, vai recentrar na economia verde para aproveitar todas as potencialidades agrícolas do concelho. Neste particular, preconiza o aproveitamento de energia renováveis para produzir água dessalinizada para a prática de agricultura de regadio, aproveitando a extensa área de terra arável existente na Freguesia de Nossa Senhora da Luz. Vai igualmente fomentar a produção industrial, com destaque para a melhoria e valorização da aguardente local já conhecida no mercado nacional. Já a nível da pecuária, o candidato pretende, entre outras iniciativas, introduzir raças melhoradas para aumentar a qualidade dos produtos derivados de lei e criar incentivos para apoiar os criadores de gado.

A proposta alternativa de «nova esperança para São Domingos» quer, por outro lado, apostar fortemente no desenvolvimento do turismo de montanha e praia no concelho. Tudo na perspectiva de potenciar os produtos locais, principalmente a nível da gastronomia, da música e dos produtos industriais. Isto sem contar com a promoção dos pontos importantes de atração turística, com destaque para a emblemática zona de Rui Vaz e Monte Tchota.

Pensando nisso, Isaías Almeida Varela anuncia implementar um novo programa de requalificação urbana de São Domingos. Mais a novidade será a construção, em parceria com o poder central, de uma via de acesso a Sambala Village/Baía, passando até Praia Baixo. O objetivo é potenciar o escoamento de pessoas e bens via litoral e conetar a Freguesia de Nossa Senhora da Luz ao circuito turístico da Região de Santiago Sul.

O candidato à Câmara de São Domingos nas autárquicas deste ano programa, por outro lado, implementar um programa de melhoria das acessibilidades na Freguesia de Nossa Senhora da Luz, abrangendo sobretudo as seguintes vias: Baía/ Moia Moia e Praia Formosa/Praia Baixo. Inclui também a requalificação de toda a orla marítima de Praia Baixo, tornando-a mais atrativa e dinâmica, permitindo actividades conexas, principalmente as viradas para desportos náuticos e turismo.

Ainda neste capítulo, o concorrente do maior partido da oposição pretende implementar um projecto estruturante com vista a se transformar o São Domingos num concelho Residencial. Isto por causa da sua procura por várias pessoas para a construção de habitação e sua proximidade ao Município da Praia.

Paralelamente a isso, Isaías Almeida Varela anunciar avançar com um programa de habitação social, construindo moradias de raiz para famílias carenciadas e fazendo reabilitação de casas degradadas no concelho.

Políticas atrativas para jovens e promoção das marcas locais

Com sensibilidade para os problemas e anseios dos jovens por ter sido um dos membros da extinta Organização dos Pioneiros Abel Djassi (OPACV) e da JPAI no concelho, Isaías Almeida Varela promete desenvolver políticas ativas para todos os jovens do concelho, principalmente os das famílias mais carenciadas.

Segundo apurou este diário digital, uma das novidades tem a ver com a criação de lotes de terrenos em áreas definidas para jovens construírem a sua habitação própria. Pretende ainda fomentar o empreendedorismo jovem, apoiando os mais novos com incentivos na criação de pequenos negócios. Para os que estudam, promete apoiar com bolsas de estudo e procura de vagas para prosseguirem com os estudos superiores no país ou no estrangeiro, isto através da política de cooperação descentralizada com as câmaras que têm acordos de geminação com São Domingos.

A nível do desporto, o candidato tambarina anuncia construir um pavilhão desportivo de grande dimensão para acolher eventos locais e nacionais no concelho. Vai privilegiar desporto para alta competição profissional, com a criação de uma escola de iniciação desportiva no concelho.

O projeto de «nova esperança para São Domingos» preconiza também promover novos talentos culturais e legados de artistas já consagrados como marcas do concelho. São os casos de Ano Novo (músico, compositor e intérprete falecido), António Dente d’Ouro (Batuque/finason falecido), Manuel de Candinho, Pascoal, Manu Mendes (Cimboa), entre outros homens da cultura.

Ainda no plano cultural, quer criar condições para que a Escola da Música no concelho possa funcionar de forma mais eficiente, passando também a ministrar cursos para teatro.

Quadro experiente formado em Economia e Gestão

Isaías Almeida Varela é um quadro superior com várias aptidões técnicas e experiências profissionais. Do seu vasto currículo, destaca-se como licenciado na Economia e Gestão pela Universidade Jean Piajet de Cabo Verde (Setembro 2001 a Dezembro 2006).

É referenciado como empreendedor na área do agro-negócios. Um projeto que desenvolveu e implementou para promover oportunidades de emprego e criação de rendimentos para pessoas desempregadas, sobretudo em São Domingos.

Segundo fontes deste jornal, tem forte capacidade de liderança de pessoas e equipa com provas dadas ao longo do seu percurso profissional.

Em termos de experiência profissional, já exerceu vários cargos de responsabilidade a nível da administração central do Estado. De Agosto 2019 a presente data, trabalhou como Técnico Superior Nível II, no Ministério da Família e Inclusão Social e de Fevereiro 2012 a Agosto 2019, foi Diretor de Serviço de Estudo, Planeamento e Cooperação na Direção Geral de Planeamento, Orçamento e Gestão do Ministério da Família e Inclusão Social. Foi Diretor Geral Interino da Direção Geral de Planeamento, Orçamento e Gestão no Ministério de Desenvolvimento Social e Família (Julho e Setembro 2011).

Mas as funções exercidas por Isaías Almeida Varela na administração pública não ficam por aí. Foi Técnico Superior da Direção Geral de Planeamento, Orçamento e Gestão na Direção Geral de Planeamento, Orçamento e Gestão – MTFSS – (Março 2009 a Junho 2011) e exerceu o cargo de Subdiretor Administrativo e Financeiro da Escola Secundária “Fulgêncio Tavares” em São Domingos – Ministério da Educação, Ensino Superior e Valorização dos Recursos Humanos, Função Pública (Setembro 2004 a Fevereiro 2009). Foi igualmente professor de Economia na Escola Secundária “Fulgêncio Tavares” (ano letivo 2007/2008 e 2008/2009-até Fevereiro), responsável pelos Serviços Administrativos e Patrimoniais da Delegação do Ministério de Educação e Ensino Superior de São Domingos (Setembro 2003 a Agosto 2004) e professor do Ensino Básico Integrado – Ministério de Educação e Ensino Superior – Administração o Pública – Cabo Verde (Dezembro 1996 a Julho 2003).

O candidato do PAICV à Câmara de São Domingos tem ainda participado em várias formações, com destaque para os cursos de Estatística da Protecção Social - Centro Internacional de Formação (OIT) e Action Portugal - Praia, Cabo Verde (Junho 2018) e de Liderança e Serviço Público (CLSP) - Instituto Pedro Pires para a Liderança, Cabo Verde (Fevereiro 2018).

Experiência política e nova esperança para São Domingos

O candidato do PAICV à Câmara de São Domingos tem um percurso político que começou, na sua infância, com o seu ingresso na extinta OPAD-CV (Organização dos Pioneiros Abel Djassi). Já em 2004 integrou o Grupo Independente para Desenvolvimento de São Domingos – GID-SD, que foi apoiado pelo PAICV.

Participou como delegado ao Congresso de JPAI- Assomada (2013-2016), além de ser membro do Conselho de Sector local do PAICV - Secretário Permanente. Ele participou ainda, em 2020, como delegado ao XVI Congresso do PAICV.

Agora Isaías Almeida Varela decide protagonizar o projecto político por «uma nova esperança para São Domingos». Um município que, segundo ele, «está, há já 26 anos, sob a gestão alegadamente danosa do MpD». Diante dessa situação, o candidato do PAICV aposta em mudanças institucionais, económicas e sociais profundas, com foco numa nova agenda para o desenvolvimento local, que prioriza as potencialidades a nível da agricultura, pecuária e pescas, o desenvolvimento do turismo para gerar rendimentos para jovens e famílias carenciadas e a requalificação urbana. Propõe ainda valorizar os novos talentos e os legados culturais desse concelho de Santiago Sul, que tem, de entre outras, como marcas relevantes os trovadores Ano Novo e António Dente d’Ouro. Lançada que está, a ideia do candidato alternativo por São Domingos fica agora à apreciação dos eleitores desse município de Santiago Sul.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project