ECONOMIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Nova tarifa para autocarros: Preço de bilhete reduz na Praia e mantém-se no Mindelo 18 Janeiro 2020

A Agência Reguladora Multissectorial da Economia-ARME acaba de aprovar uma nova tarifa para Transportes Coletivos Urbanos de passageiros (TCUP) para o ano de 2020. Conforme deliberou esta entidade, vai-se manter o preço de bilhete de autocorro em 40$00 no Mindelo, mas na Praia sofre uma redução de 1$00, ou seja vai ficar em 41$00.

Nova tarifa para autocarros: Preço de bilhete reduz na Praia e mantém-se no Mindelo

Fundamenta a ARME que a tarifa de equilibrio é determinada pela relação entre o custo por quilómetro ( CVE/km) e o índice de passageiros por quilómetro equivalente (IPKE). «Assim, o ligeiro aumento do custo por quilómetro, conjugada com o ligeiro aumento do IPKE, determinou que a tarifa dos TCUP se deva manter em 40$00, em Mindelo».

Já no caso da cidade da Praia, a ARME sustenta que a redução do custo por quilómetro (CVE/km), explicado, principalmente pelo incentivo à importação de veículos de transporte coletivo de passageiros, concedido pelo Governo no âmbito do Orçamento de Estado, e ainda pela eficiência na compra de novas viaturas e na utilização das mesmas (aumento do número de viagens por autocarro) determinaram a redução da tarifa dos TCUP, de 42$00 para 41$00, apesar do IPKE ter sofrido uma ligeira redução.

É de salientar que a Agência Reguladora Multissectorial da Economia-ARME actualiza as tarifas para os Transportes Colectivos Urbanos de Passageiros (TCUP) para o ano 2020, sendo 41$00, na Praia e 40$00, em Mindelo, a vigorarem a a partir das 00h00 do dia 21 de janeiro, ao abrigo do disposto no artigo 11 do Decreto–Lei nº 02/2011 de 09 de Fevereiro, que estabelece a metalogia de cálculo, revisão e ajuste tarifário para os TCUP.

«A tarifa de TCUP é revista anualmente, através do cáculo do custo médio, que considera os preços dos insumos, os parâmetros de depreciação e remuneração dos veículos e informações sobre a demanda (passageiros transportados no período da última actualização tarifária) e oferta (quilometragem percorrida no período da última actualização)», explica a ARME.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project