MUNDO INSÓLITO

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Nova tese: Inscientes, cérebros europeus ajudam China a liderar a tecnologia de guerra 21 Maio 2022

A China a preparar-se para liderar a tecnologia armamentista está a proceder a uma jamais vista transferência de conhecimento através de programas de colaboração com universidades europeias, segundo uma investigação de 30 jornalistas em sete meses e divulgada hoje no Deutsche Welle.

Nova tese: Inscientes, cérebros europeus ajudam China a liderar a tecnologia de guerra

A investigação designada "China Science Investigation", que juntou onze equipas de jornalistas de sete países europeus — coordenada pelas plataformas alemã Correctif e neerlandesa Follow the Money e publicada hoje no Deutsche Welle —, concluiu que universidades do Reino Unido, Alemanha e Holanda colaboraram com a NUDT-Universidade Nacional de Tecnologia de Defesa da China. Uma conclusão tida como preocupante.

Os jornalistas procuraram durante meses compreender a natureza da colaboração entre cientistas chineses e europeus. Conseguiram assim encontrar "um grande número de colaborações" entre universidades europeias e a NUDT ao serviço do exército chinês, o que está a fazer soar o alerta.

Milhares de publicações científicas

Mais de 3.000 artigos co-autorados por cientistas europeus e da NUDT abordam temas "muito sensíveis", segundo a equipa de investigação.

Os investigadores de universidades da Alemanha e Países-Baixos colaboraram, cada um dos países, em mais de 230 de publicações da chinesa NUDT. Mas a contagem dos britânicos até agora ultrapassou mais de duas mil.

Entre os temas sensíveis está a videovigilância que, embora esteja a ser justificada pelos seus benefícios para a sociedade civil, pode estar a ser utilizada pela China como um meio de controlar situações em "comunidades minoritárias tidas como ameaças para a coedão nacional chinesa".

Fontes: DW.de/NDUT.cn

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project