MUNDO INSÓLITO

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Sucesso relativo do périplo francês por países muçulmanos após Erdogan atiçar contra Macron — Paris em alerta 20 Novembro 2020

Macron esteve no canal qatari Al-Jazira a explicar o modelo francês da laicidade, o seu ministro dos Negócios Estrangeiros fez um périplo pacificador por países muçulmanos — Egipto, Qatar, Koweit. A alta tensão atiçada por Erdogan teve uma adesão menos intensa do que esperado no mundo muçulmano, mesmo se esta semana começou com mais manifestações na capital do Paquistão (foto).

Sucesso relativo do périplo francês por países muçulmanos após Erdogan atiçar contra Macron — Paris em alerta

As tensões diplomáticas ao rubro entre a França e países muçulmanos subiram depois que o presidente Emmanuel Macron reafirmou que "a França não se vergará ao fundamentalismo islâmico" e defendeu a publicação e discussão das caricaturas de Maomé como expressão dum dos valores fundamentais da sociedade francesa que é a liberdade de expressão.

Estas declarações de Macron — em defesa dos valores laicos e do direito de rir com a religião — proferidas após os atentados de outubro, em Paris e em Nice, indignaram o mundo islâmico e desencadearam uma onda de manifestações na maioria dos países árabes e resultaram também no boicote à compra de produtos franceses.


Profundo respeito pelo Islão

Jean-Yves Drian no seu périplo, ao longo da última semana, por países muçulmanos reafirmou que "a França tem um profundo respeito pelo Islão".

A França conta com o apoio dos Estados-membros da União Europeia que — perante "o terrível ataque na Catedral de Nice" — reforçam a [sua] determinação em manter a Europa unida contra o terrorismo". Prometem ainda manter-se "unidos e firmes na solidariedade com a França, o povo francês e o seu Governo".

Fontes: Le Figaro/ .... Relacionado: França: 3 morrem em ataque djihadista a basílica de Nice por "migrante" vindo da Tunísia , 30.out.020. Fotos: Manifestação em Islamabad contra o presidente francês acusado de "atacar o islão sem o compreender" esta semana. A Indonésia (foto inserida) foi um dos países a aderir ao boicote dos produtos franceses.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project