ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Nova visão de transformar São Lourenço dos Órgãos num centro da conexão económica de Santiago: Professor e mestre em Estatística António Fernandes lidera lista do PAICV à Câmara Municipal 03 Junho 2020

A proposta está aprovada pela cúpula do PAICV. O professor e mestre em Estatística e Gestão de Informação, António Alberto Mendes dos Santos Fernandes, é o candidato do mesmo partido à presidência da Câmara Municipal de São Lourenço dos Órgãos (SLO) nas autárquicas do final deste ano. Membro da Comissão Política Nacional e presidente da Comissão Política Regional de Santiago Norte, «Tone», como é conhecido no concelho, preconiza, como grande meta do seu projecto político, transformar o Município dos Órgãos num centro da conexão económica da ilha de Santiago e criar rendimentos sustentáveis para a população laurentina, que tem «a barragem de Poilão, as apetecidas cachoeiras em tempos de as-àguas e o procurado prato de carne de porco» como marcas principais da região.

Nova visão de transformar São Lourenço dos Órgãos num centro da conexão económica de Santiago: Professor e mestre em Estatística António Fernandes lidera lista do PAICV à Câmara Municipal

António Alberto Mendes dos Santos Fernandes nasceu a 17 de março de 1973, na localidade de Pico da Antónia. O célebre ponto mais alto da lha de Santiago ( tem 1.394 metros de altitude), que é muito visitado por turistas e nacionais. Sempre ligado ao concelho, António Fernandes foi presidente da Assembleia Municipal no consulado do penúltimo Edil Vitor Baessa.

O autarca quer protagonizar, em resposta ao convite feito pela PAICV, um novo projecto político para impulsionar o desenvolvimento do mesmo município. «Quero implementar um programa para transformar o São Lourenço dos Órgãos num centro da conexão económica de Santiago e induzir, com mais empregos, rendimentos à população laurentina», perspectivou.

Fernandes lembra que São Lourenço dos Órgãos fica no cruzamento dos principais centros urbanos de Santiago, como Praia, Assomada e Santa Cruz. Sublinha que a ideia força é valorizar as suas fortes potencialidades, dando uma atenção especial aos sectores de agro-pecuária e produção industrial.

Relançar setores chaves e marcas do concelho

A pensar nisso, o político quer dinamizar sectores chaves do concelho. Um deles vai ser o centro de Pelourinho dos Órgãos, que em tempos funcionou como grande feira de trocas comerciais de todo o tipo de produtos. Pretende relançar os centros de formação existentes, como o de Formação e Transformação de Produtos Alimentares e de Pós Colheita de Santiago, inaugurada em 2016 mas que ainda não funciona. Isto sem contar com a produção e valorização de aguardente, já que Órgãos dispõe, neste momento, de mais de 30 Fornalhas em funcionamento e que constituem fontes de rendimento de muitas famílias.

O candidato do maior partido da oposição à presidência da Câmara de SLO almeja, por outro lado, dar, em cooperação com o poder central e parceiros internacionais, uma nova vida ao célebre Jardim Botânico, detentor de todas as plantas endémicas de Cabo Verde, isto numa perspectiva de ecoturismo (ambiental e de montanha).

Associado a esse aspeto, «Tone» ambiciona ainda transformar a emblemática Barragem de Poilão e as benditas cachoeiras quando chove e o diversificado prato feito à base de carne de porco como fortes atrativos turísticos e marcas principais desse concelho de Santiago Norte. Isto sem contar com a promoção do Pico da Antónia, que é o ponto mais alto de Santiago e donde o candidato é natural.

Matemático e mestre em Estatística e Gestão de Informação

Professor de carreira do ensino público, António Alberto Mendes dos Santos Fernandes é um quadro com vasto conhecimento a nível da docência. É Mestre em Estatística e Gestão de Informação pelo Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação da Universidade Nova de Lisboa ISEGI/UN, com especialização em Análise e Gestão de Informação. É autor de uma dissertação intitulada «Análise Estatística Multivariada para a Caracterização Sócio - Económica dos Concelhos e das Freguesias de Cabo Verde».

Mas o currículo do candidato tambarina não fica por aí. Fernandes é licenciado em Matemática para o Ensino pelo antigo Instituto Superior de Educação de Cabo Verde. Frequentou e concluiu vários seminários e cursos de curta duração em Cooperação Económica e Comercial em Beijing-China e Gestão de Projetos-Praia.

António Alberto Mendes dos Santos Fernandes é professor de carreira com uma vasta experiência na docência, tendo lecionado na Universidade de Cabo Verde nas cadeiras de Análise Matemática, Estatística. O mesmo aconteceu a nível do Ensino Secundário e do Ensino Básico Complementar (Ex-EBC). Tem uma experiência em todos os subsistemas do Ensino em Cabo Verde.

A fazer fé no seu vasto currículo, «Tone» de Pico da Antónia exerceu várias funções a nível da administração pública. Uma delas, que considerou importante, foi ter trabalhado no Gabinete de Estudos e Planeamento do Ministério de Educação, onde deu impulso inicial ao projecto da Carta Educativa em vigor em Cabo Verde.

Político experimentado e antigo deputado da nação

O candidato do PAICV à presidência da Câmara Municipal de São Lourenço dos Órgãos é um político experimentado, de competência comprovada e com uma notável participação na vida política nacional.

De entre outras funções relevantes que exerceu, foi eleito, por dois mandatos, Deputado Nacional na lista do PAICV pelo círculo eleitoral de Santiago Norte, participando em toda a linha da atividade parlamentar. Desempenhou as funções de presidente da Rede Parlamentar para a População e Desenvolvimento, de vice-presidente da Bancada Parlamentar e do Membro da Comissão Especializada de Saúde, Educação e Questões Sociais da Assembleia Nacional. Ele foi também membro da Comissão Especializada de Finanças e Orçamento, da Comissão Especializada da Economia e da Comissão de Fiscalização dos Serviços da Informação da República do parlamento cabo-verdiano.

Já a nível do Poder Local, foi eleito, por dois mandatos no consulado do Edil Vitor Baessa, em que desempenhou as funções do Presidente da Assembleia Municipal de São Lourenço dos Órgãos e líder da bancada do PAICV no mesmo concelho de Santiago Norte.

Em relação às estruturas do PAICV, Fernandes já desempenhou várias funções de responsabilidade. Atualmente é membro da Comissão Política Nacional do partido. Exerce ainda o cargo de presidente da Comissão Política Regional do PAICV em Santiago Norte. Antes chegou a desempenhar a função do Secretário-geral Adjunto e Secretário para Assuntos Autárquicos. Fernandes participou também na organização das eleições diretas dos órgãos nacionais do partido, integrando a comissão central criada para o efeito.

António Alberto Mendes dos Santos Fernandes criou na Igreja, professando a fé católica. «Na adolescência e na juventude, participou ativamente nas atividades paroquiais e comunitárias. Chegou a ser Acólito da Igreja Matriz de São Lourenço dos Órgãos durante 5 anos. Foi membro, durante alguns anos, do grupo de voluntários da Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP) na cidade da Praia, grupo a que chegou a ser presidente», lê-se no currículo dele.

Nova visão para São Lourenço dos Órgãos

«Tone», como é conhecido sobretudo entre residentes de Pico da Antónia, é o candidato com o qual o PAICV quer participar na corrida à presidência da Câmara de São Lourenço dos Órgãos nas autárquicas do final deste ano. A grande ambição de António Alberto Mendes dos Santos Fernandes é transformar o concelho num centro da conexão económica de Santiago, criando melhores rendimentos para a população lourentina, reduzindo o desemprego que quase já duplicou nos últimos quatro anos e combatendo a degradação do indicador de acesso ou frequência de ensino superior local que era o segundo melhor de Cabo Verde depois de São Vicente em 2016. Para observadores locais, os dados estão lançados. Mas, segundo eles, cabem aos residentes com a capacidade eleitoral ativa a tarefa de apreciar e decidir sobre o projecto político em causa no pleito eleitoral previsto para o último trimestre deste ano.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project