ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Novembro Azul: PR apela à mobilização dos homens para a prevenção e rastreio precoce do cancro da próstata 26 Novembro 2022

O Presidente da República participou, esta manhã, na marcha azul, promovida pela Associação Cabo-verdiana de Luta Contra o Cancro, onde apelou à mobilização dos homens para a questão da prevenção e do rastreio precoce do cancro da próstata.

Novembro Azul: PR apela à mobilização dos homens para a prevenção e rastreio precoce do cancro da próstata

Promovida pela ACLCC, a iniciativa “Novembro Azul” pretende, seguindo a Inforpress, contribuir para o aumento da consciencialização para a necessidade de prevenção e de exames regulares de despiste da doença em homens a partir dos 40 anos de idade.

O importante é prevenir, é fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para evitar que esta doença continue a ceifar vidas humanas aqui em Cabo Verde, particularmente nos homens que devem mobilizar-se mais para dar o corpo ao manifesto e juntos trabalharmos para que o cancro da próstata não mate tanto aqui no País”, sublinhou.

Neste sentido, realçou que a ideia é continuar a apostar na prevenção, com bons hábitos alimentar, prática de exercícios físicos, evitar o uso excessivo de bebidas alcoólicas e outras drogas, e fazer o rastreio precoce desta doença que atinge a todos, tem sido dramático e com perdas humanas no País e a nível mundial.

Por seu turno, a ministra da Saúde, Filomena Gonçalves, que participou também da marcha, partilha da mesma opinião de que a prevenção precoce é o melhor remédio para salvar vidas, segundo revela a Inforpress.

No seu entender, trata-se de um desafio e problema a nível mundial, mas sublinhou que através dos bons comportamentos todos têm condições de fazer mais e melhor para baixar a tendência de incidência de cancro em Cabo Verde e no mundo.

Segundo a ACLCC, o cancro da próstata é o tipo de cancro que mais vítimas mortais faz entre os homens em Cabo Verde, com 40 a 45 óbitos anual, e diagnosticado precocemente tem grandes chances de cura, com taxas em torno de 90% a 95% de cura.

O “Novembro Azul” é mais um meio de alerta para o público masculino sobre a importância do autocuidado em saúde e aos governantes sobre a necessidade de priorizar políticas públicas voltadas para a saúde do homem.

Por outro lado, questionado sobre o Dia Internacional da Eliminação da Violência contra a Mulher, celebrado na última sexta-feira, 25 de Novembro, Presidente da República avançou que “o nível de violência é elevado e constitui uma mancha e vergonha para o País".

O meu apelo é para que todos tomem consciência, mulheres e homens, participamos na nossa educação para termos um outro espírito em relação a esta questão e relações de amizade, de carinho, de não violência”, apontou José Maria Neve, citado pela Inforpress, para quem a sociedade não pode continuar com este nível de violência em relação às meninas e às mulheres.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project