ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Novo PR: Presidente eleito destaca “passagem tranquila” e “muito serena” 08 Novembro 2021

O Presidente da República eleito, José Maria Neves, destacou hoje uma passagem “tranquila” e “muito serena”, o que, no seu ponto de vista, demonstra também a “grande maturidade da democracia cabo-verdiana”.

Novo PR: Presidente eleito destaca “passagem tranquila” e “muito serena”

José Maria Neves fez estas declarações à imprensa momentos após um encontro de trabalho com o Presidente da República cessante, Jorge Carlos, no Palácio do Platô.

“Esses momentos são extraordinariamente importantes, porque revelam que a democracia cabo-verdiana já é irreversível. Já é um costume, como disse Norberto Bobbio e o Presidente da República mostrou-me os principais dossiês que estão pendentes nas diferentes áreas desde as Relações Externas, à Defesa, à Justiça”, disse.

As duas personalidades, acrescentou, conversaram também sobre o exercício das funções nestes tempos mais complexos e mais difíceis.

José Maria Neves realçou ainda que a Presidência está “muito bem organizada”, e que todos os dados foram disponibilizados.

“Uma grande abertura para a apresentação das diferentes questões, para responder a todas as minhas perguntas de modo que foi uma passagem tranquila e que garante a perenidade e a continuidade da instituição Presidência da República”, acrescentou.

Ainda nas suas declarações, José Maria Neves afirmou que todos assuntos são urgentes, mas são questões que, algumas, devem ser tratadas com o Governo e outras com a própria sociedade.

“Mas, não há nenhum dossiê mais complexo, mais difícil de tratamento neste momento. Todas as questões essenciais desde a promulgação dos diplomas, não há nada pendente neste momento. O Presidente resolveu todas as questões pendentes e, portanto, os dossiês que estão pendentes, são os normais da República e que irei dar continuidade nos próximos meses”, continuou.

Logo depois da tomada de posse, que acontece esta terça-feira, 09 de Novembro, disse José Maria Neves que deverá fazer uma visita a um município do país, no interior de Santiago, onde há problemas de vacinação para continuar a apelar às pessoas.

“Deverei fazer uma deslocação a São Vicente para fazer o encerramento do Mindelact. Depois de amanhã comunicarão à Comunicação Social as primeiras visitas que eu irei fazer”, finalizou.

O ex-primeiro-ministro José Maria Neves foi eleito Presidente da República de Cabo Verde à primeira volta, com 51,5% dos votos, nas sétimas eleições presidenciais realizadas a 17 de Outubro e vai substituir o presidente Jorge Carlos Fonseca, que deixa o cargo depois de cumprir dois mandatos. A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project