BREVES NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Cabo Verde passa a ter novo representante do Escritório Conjunto do PNUD, UNFPA e UNICEF a partir desta quinta-feira 13 Abril 2023

O novo Representante do Escritório Conjunto do PNUD, UNFPA e UNICEF em Cabo Verde, David Matern, apresenta esta quinta feira, 13, as cartas credenciais ao Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Rui Figueiredo Soares.

Cabo Verde passa a ter novo representante do Escritório Conjunto do PNUD, UNFPA e UNICEF a partir desta quinta-feira

De acordo com uma nota a que este diário digital teve acesso, David Matern assume a liderança do Escritório Conjunto nos próximos três anos, num momento em que as Nações Unidas assinaram com o Governo de Cabo Verde o novo Quadro de Assistência ao Desenvolvimento (UNDAF) e que o Escritório Conjunto definiu com os seus parceiros o novo Documento de Programa Comum do País (CCPD 2023-2027), e ainda em contexto do Novo Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável 2022-2026 (PEDS II), definido pelo Governo de Cabo Verde.

O novo novo Programa Comum do País está alinhado com as prioridades do PEDS II, com o UNDAF e a Agenda 2030 das Nações Unidas e com os Planos Estratégicos e Programas das agências PNUD, UNFPA e UNICEF. Tem como prioritários os seguintes eixos: Desenvolver o capital humano por meio da educação, saúde e proteção infantil; Acelerar o progresso rumo ao crescimento económico inclusivo, sustentável e diversificado e à eliminação da pobreza extrema; promover ecossistemas e biodiversidade sustentáveis e fortalecer a resiliência climática; e apoiar a governação económica, o financiamento do desenvolvimento, os direitos humanos e a justiça.

Recorde-se que o Escritório Conjunto do PNUD, UNFPA e UNICEF foi criado desde 2006, no âmbito da reforma das Nações Unidas com vista à harmonização e simplificação das suas atividades, sob a liderança de um único Representante e que implementa o Programa Comum de País (CCPD), que tem como objetivo garantir maior eficácia e eficiência da cooperação com o país, otimizando os recursos financeiros, materiais e humanos, de forma integrada.

Percurso de David Matern

David Matern tem um longo percurso profissional no UNICEF. Antes de assumir a liderança do Escritório Conjunto do PNUD, UNFPA e UNICEF, David Matern liderou a Equipa de Parcerias do UNICEF e foi responsável por posicionar a agência no contexto da reforma em curso do sistema de desenvolvimento das Nações Unidas; Matern também liderou o Cluster Nórdico do UNICEF, responsável pelo envolvimento estratégico com os governos da Suécia, Noruega, Holanda, Itália, Islândia, Finlândia e Dinamarca, que contribuem, anualmente, com quase meio bilhão de dólares para o UNICEF.

David Matern também trabalhou para o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA), onde foi membro do Painel de Alto Nível do Secretário-Geral das Nações Unidas sobre Financiamento Humanitário.

Durante sua carreira anterior, Matern também trabalhou para o Programa Mundial de Alimentos e para o Alto Comissariado para Refugiados em Nova York, Roma, Cabul, Berlim, Genebra e Skopje.

Matern é licenciado em Filosofia, História e Direito pela Universidade de Konstanz, Alemanha; É mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Cambridge, no Reino Unido, e ainda possui um mestrado em História pela Universidade de Notre Dame, nos Estados Unidos. Fala alemão, sua língua nativa, é fluente em inglês, francês e italiano.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project