ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Eleição Reitoral na Uni-CV: Judite Nascimento reconduzida com 52,7% 02 Fevereiro 2018

A candidata Judite Nascimento venceu a segunda-volta da eleição para a Reitoria, com 52,7 por cento dos votos segundo os resultados provisórios publicados esta manhã de 1 de fevereiro no portal da Universidade de Cabo Verde. O seu adversário, Artur Furtado, obteve 41,88% do sufrágio universitário.

Eleição Reitoral na Uni-CV: Judite Nascimento reconduzida com 52,7%

Os resultados publicados esta manhã — 52,7%, 41,88 e cerca de 5% de votos brancos e 1% de nulos — mostram que foi real a oposição à Reitora, que se batia pela sua sucessão.

Para académicos, independentemente da interpretação que se vier a fazer destes números — sobre a dimensão do grau de descontentamento, como foi propalado ao longo do seu primeiro mandato e que se manifestou de forma contundente na campanha e no debate a quatro, nas vésperas da eleição de 19 de janeiro —, a segunda "eleição democrática para o cargo de Reitor/a" da universidade pública de Cabo Verde revela ainda que o processo de construção duma universidade moderna tem tudo para dar certo.

Segundo as fontes referidas, o grande desafio da Reitoria agora reconduzida é conseguir unir a comunidade universitária, e para isso vai ter de dar passos significativos tendo em conta os diagnósticos feitos. A começar desde logo pela análise sobre o fundamento das críticas feitas, com destaque para a questão da gestão participada.

Essa autoanálise é, no óptica de interlocutores deste jornal, condição «sine qua non» para a Universidade vencer a batalha da credibilidade perante a sociedade cabo-verdiana. Cumprir esta e as demais promessas eleitorais vai exigir o esforço conjunto dos que ontem estavam em campos opostos, sem dúvida.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade
Cap-vert
Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project