ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Covid-19/Fogo: Mais 37 casos do COVID-19 nos municípios de São Filipe e Santa Catarina 05 Novembro 2020

A ilha do Fogo registou esta quinta- feira, 05, mais 37 casos positivos do covid-19, dos quais 30 no município de São Filipe e 7 no de Santa Catarina do Fogo.

Covid-19/Fogo: Mais 37 casos do COVID-19 nos municípios de São Filipe e Santa Catarina

Os dados foram avançados hoje à Inforpress pelo diretor do hospital regional São Francisco de Assis, Evandro Monteiro.

O município de São Filipe, o epicentro da infeção neste momento na ilha, registou nos últimos três dias mais de 80 novos casos de infecção pela covid-19, enquanto Santa Catarina volta a ter casos depois de três dias sem registo de casos positivos.

Os novos dados, segundo a inforpress, são das amostras processadas na quarta-feira, 04, dos testes PCR e que são conhecidos hoje, dia em que novas amostras estão em fase de processamento, mas cujo resultado é divulgado na quinta-feira, dia seguinte a análises das mesmas.

Com os dados notificados hoje, a ilha do Fogo aproxima-se dos 700 casos acumulados da covid-19, desde o surgimento do primeiro caso, a 17 de Agosto, sendo 179 dos Mosteiros, 475 de São Filipe, e, 27 em Santa Catarina, com um total de cinco óbitos, distribuídos pelos municípios dos Mosteiros (01), Santa Catarina (01) e São Filipe (03).

Assim, em casos ativos a ilha ultrapassa os 200, sendo 184 em São Filipe, 11 nos Mosteiros e 12 em Santa Catarina do Fogo, número que poderá diminuir após a publicação do total de recuperados nas últimas 24 horas.

No espaço destinado a doentes do covid-19 no hospital São Francisco de Assis estão hospitalizadas três pessoas, sendo duas do sexo feminino e uma do sexo masculino.

Em relação ainda à covid-19, a escola básica de Santa Filomena, que integra o Agrupamento Escolar 01 de São Filipe, quatro turmas do segundo, quarto e sexto anos estão com aulas suspensas devido a casos positivos.

Neste momento, a escola, que conta cerca de 440 alunos distribuídos por 24 turmas, contabiliza 16 casos positivos acumulados do covid-19 no seio dos alunos, dos quais 15 são casos ativos já que apenas um aluno infectado já recuperou e regressou às aulas.

Todos os casos positivos cumprem quarentena, assim como os alunos que nas salas de aulas estavam próximos dos infectados estão também em quarentena, e os três professores que estão em casa aguardando pelos resultados dos testes PCR a que foram submetidos.

As equipas da Delegacia de Saúde de São Filipe estão no terreno na recolha de amostras dos contactos dos casos positivos para a realização de testes PCR, além de realização de testes rápidos para as pessoas que pretendem viajar para as outras ilhas.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project