LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

EllaLink a ligar Portugal ao Brasil deteta sismos — Pioneiro mundial 05 Junho 2021

Com seis mil quilómetros, o cabo ótico submarino EllaLink, que liga a Europa à América do Sul, através de Portugal e Brasil, é inovador e "vai dar muitos frutos nos próximos 25 anos", destacaram ministros de ambos os países.

EllaLink  a ligar Portugal ao Brasil  deteta sismos — Pioneiro mundial

Entre as aplicações da infraestrutura de cabos constam não só os serviços, nuvem e negócios digitais, mas também a capacidade de detetar sismos no nó entre o Funchal e Sines.

Nesse sentido, de deteção de atividade sismológica, o EllaLink é o primeiro sistema internacional no mundo a ter esta funcionalidade.

A nova tecnologia proporcionará a estrutura capaz de suportar o volume de dados gerados pelas redes 5G e acelerará a troca direta de informações entre a América do Sul e a Europa.

União Europeia renova parceria com a América Latina

A inauguração do EllaLink este 1º de junho, anunciada há um ano, acontece em Lisboa no último mês da presidência rotativa da União Europeia. Portugal apostou, durante a sua presidência do grupo dos 27, na revolução digital que vai levar a internet a todos.

A presidente europeia Ursula von der Leyen destacou que o novo cabo submarino entre Sines e Fortaleza "simboliza a renovada parceria entre a União Europeia e a América Latina".

Fontes: Anacom.pt/Lusa.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project