Cai o pano sobre o sambódromo mindelense com uma surpreendente atuação do Grupo carnavalesco do Monte Sossego, o último a entrar na Avenida, e que trouxe uma mensagem forte e reivindicativa e algumas figuras conhecidas e de destaque, nomeadamente o cantor Batchart, rei da escola.
Tendo sido agendada para ser a segunda escola a entrar na avenida Cidade de Lisboa, Estrelas do Mar foi obrigada a ceder o seu lugar a Cruzeiros do Norte, devido ao atraso para entrar na avenida motivado por alguma dificuldade em trazer um andor para a concentração.
Apesar dos constrangimentos, a escola não decepcionou e arrancou aplausos e gritos de apoio do público, que mostrou o seu reconhecimento pelo esforço da escola, tanto nos carros alegóricos como nos trajes, samba enredo e evolução.
O primeiro grupo da noite de competição foi Flores do Mindelo, uma escola que sempre enfrenta dificuldades financeiras, mas que apresentou este ano um desfile de grande nível, com um samba enredo que fica no ouvido e uma comissão de frente homenageando Dona Lili Freitas falecida no ano passado e sua filha Celly Fortes, que morreu subitamente na véspera do desfilie oficial deste ano.
Aliás, quem iniciou com chave de ouro, a Noite de Espetáculo foi a homenagem a título póstumo, feita pela organização, a Dona Lili Freitas, ’Rainha do Oriente’, fundadora do grupo Vindos do Oriente falecida há um ano.
Nota positiva vai para a organização pelo cumprimento do horário de início do desfile conforme foi estipulado no programa e o comportamento do público - este foi o primeiro ano que se realizou o desfile dos grandes blocos de carnaval à noite.
Hoje, quarta-feira de Cinzas, pelas 15 horas serão anunciados os resultados finais da competição deste Carnaval 2023, entre os quatro grupos participantes.
A equipa da reportagem do Asemanaonline vai acompanhar e apresentar os grandes vencedores desta competição. SR/Redação