“Em primeiro lugar gostaria de endereçar sentimentos às famílias enlutadas dos militares e do colaborador do Ministério da Agricultura. Gostaria de centrar-me na bravura daqueles que estiveram na frente e ainda estão na frente deste combate, militares, agentes da protecção civil, bombeiros e também alguns civis e bravura nas condições que nós temos de fazer um bom combate e continuar até apagar este fogo”, disse.
Ulisses Correia e Silva que se deslocou hoje ao interior de Santiago para constatar “in loco” o andar da situação, dirigiu também uma palavra de reconhecimento de todo o trabalho realizado e desejou melhoras àqueles que estão internados.
“Nós queremos concentrar-nos neste momento, nestes pontos que têm a ver com aquilo que foi feito, aquilo que está para ser feito e os resultados que estão a ser produzidos, esperando que tudo seja resolvido da melhor forma”, afirmou em declarações à imprensa.
O chefe do Governo disse ainda que neste momento está concentrado “naquilo que tem sido um bom combate”, evitando tecer muitos comentários sobre o acidente com o camião das Forças Armadas, que vitimou oitos militares, e nem sobre o incidente que veio a vitimar o técnico do Parque Natural de Serra Malagueta.
“Nós vamos amanhã ter um Conselho de Ministros e decidir a atribuição de uma pensão aos familiares dos militares falecidos, como fizemos relativamente ao acontecimento de Monte Tchota e também do colaborador do Ministério da Agricultura”, afirmou.
Ulisses Correia e Silva disse ainda que agora o “momento é de muita comoção”, pelo que o ideal seria concentrar nos familiares daqueles que perderam a vida, concentrar-nos nos feridos que têm de recuperar e reconhecer o bom trabalho que os Bombeiros, a Protecção Civil e os militares têm estado a fazer para debelar os problemas causados por este incêndio.
O incêndio que deflagrou no sábado na área protegida de Serra Malagueta, nos municípios de Santa Catarina e Tarrafal, “está controlado” e entrou em fase de rescaldo, disse hoje a presidente em exercício da Câmara Municipal de Santa Catarina.
A Semana com inforpress