ESCREVA-NOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Janira Hopffer Almada escreve sobre saúde e propõe pacote de cuidados essenciais e acesso ao tratamento diferenciado 28 Agosto 2019

Num post colocado na sua página de facebook, a líder do maior partido da oposição escreve que o país foi recentemente inundado de notícias péssimas com mortes de alguns doentes nos hospitais centrais. Por isso, Janira Hopffer Almada defende que a saúde deve ser uma propriedade nacional, propondo que avancemos com o pacote de cuidados essenciais na saúde e alarguemos o acesso ao tratamento diferenciado. «Para nós, a saúde deve ser prioridade máxima. Se o País está a crescer, como se propala, este crescimento deve ser sentido, em primeiro lugar, nos sectores fundamentais para o Cidadão e sem os quais não pode viver. Na verdade, nenhum cidadão deve ficar sem acesso à saúde, por não ter dinheiro para custear o seu tratamento». A presidente do PAICV acrescenta que se o País não pode fazer tudo – e não pode – mas deve fazer o possível. E é possível fazer mais! É possível fazer melhor!», asseverou. Mais detalhes no post referido que publicamos a seguir.

Janira Hopffer Almada escreve sobre saúde e propõe pacote de cuidados essenciais e acesso ao tratamento diferenciado

Saúde: É possível fazer mais!
Avancemos com o pacote de cuidados essenciais na saúde e alarguemos o acesso ao tratamento diferenciado!

Nos últimos tempos temos sido, todos e infelizmente, surpreendidos com notícias que nos preocupam, particularmente no Sector da Saúde.

Para nós, a saúde deve ser prioridade máxima. Se o País está a crescer, como se propala, este crescimento deve ser sentido, em primeiro lugar, nos sectores fundamentais para o Cidadão e sem os quais não pode viver.

Na verdade, nenhum cidadão deve ficar sem acesso à saúde, por não ter dinheiro para custear o seu tratamento.

Se o País não pode fazer tudo – e não pode – deve fazer o possível.
E é possível fazer mais! É possível fazer melhor!

Sugestão do que se pode fazer

O que pode/deve ser feito? Desde logo, o Governo deve aprovar e fazer implementar um Pacote de Serviços essenciais na Saúde, acessível a todos.
Mas, deve também, aumentar o acesso a tratamento diferenciado, particularmente a diálise, a quimioterapia e a neurocirurgia.

Quantos cidadãos aqui na Praia ou em Santiago não conseguem ter acesso ao tratamento diferenciado, por não poderem custeá-lo?
Quantos cidadãos de outras Ilhas têm de vir para a Praia, estar longe das suas famílias, com as consequências que isso tem, para ter acesso a tratamento diferenciado, como a quimioterapia e a diálise?

É bom que já haja tratamento diferenciado – que precisa ser alargado – na Capital do país!
Mas, devemos querer trabalhar para que as outras Ilhas e os outros Centros também tenham essas respostas! E devemos trabalhar para aqueles que, estando na capital e não possam pagar, também tenham acesso a esse tratamento diferenciado!

E, a este propósito, já é momento de alguns Hospitais, em Cabo Verde, passarem, de facto, a ser Hospitais Regionais. E com capacidade de resposta de um Hospital Regional!

INPS: Redução da comparticipação na saúde e financiamento de obras

Também já é momento de o País debater, com coragem, abertura e frontalidade, como priorizar as aplicações dos recursos geridos pelo INPS – das quotizações e contribuições pagas pelos trabalhadores e empregadores cabo-verdianos! É que não podemos ter o INPS a comparticipar nas obras de requalificação de Câmaras Municipais, ao mesmo tempo (que esse mesmo INPS) reduz a sua comparticipação na saúde, como se viu com as recentes Portarias publicadas!

Por cada dia que se perde (com anúncios e publicidade), é mais um dia que um cidadão deste País fica sem a resposta que deveria ter do Estado.

É tempo de consolidar a cobertura de saúde universal, com a aprovação de um pacote de cuidados essenciais de qualidade, acessível a todos!
É tempo de acção (e não de anúncios)!
É tempo de acreditar que é possível governar Cabo Verde melhor!

Janira Hopffer Almada
(Post colocado na sua página de facebook)

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project