LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Número de mortos por ciclone já ultrapassa 700 e chega a 493 só em Moçambique 01 Abril 2019

Passagem do ciclone Idai por Moçambique, Zimbábue e Malauí, que aconteceu a 14 deste mês, já tem deixado cerca de 746 mortos nos três países. Dados oficiais confirmam que só em Moçambique já foram contabilizados 493 mortos e registados 271 casos de cólera.

Número de mortos por ciclone já ultrapassa 700 e chega a 493 só em Moçambique

O número de mortes causadas pela passagem do ciclone Idai em Moçambique subiu para 493, segundo informações do governo do país. Ao todo, já são 746 mortes confirmadas em Moçambique, Zimbábue e Malauí, as três nações atingidas pelo fenómeno. Entretanto, de acordo com informações divulgadas pelo MM, as operações de busca e resgate continuam e em Moçambique já foram registados 493 mortos e 271 casos de cólera, sendo a maior parte encontrada na cidade de Beira, a mais afetada pelo fenómeno.

De acordo com o coordenador de Gestão de Calamidades (INGC) de Moçambique, Rui Costa, 168.940 famílias foram afetadas pela passagem do ciclone Idai . Ao todo, são 839.740 pessoas atingidas e mais de 1.500 feridos.

A mesma fonte acrescenta ainda que, esses números aumentam diariamente, já que as chuvas continuam pelo país, fazendo com que as condições de buscas por desaparecidos sejam prejudicadas. “140 mil moradores estão desabrigados, concentradas em centros de reassentamento. Além disso, 53 unidades sanitárias e mais de 3.500 salas de aulas e 99 mil casas foram destruídas”, sublinha Costa, noticiado pelo MM.

Recorde-se, que na sexta-feira, 29, o governo moçambicano anunciou a implementação de um pacote de medidas no país com o objetivo de reduzir os impactos sociais, materiais e económicos decorrentes da passagem do ciclone. Entre elas, estão a redução de taxas em eletricidade e transportes e a assistência médica gratuita, além de uma campanha da vacinação contra a cólera.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project