REGISTOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

"O 31 de Outubro" entre o pagão e o cristão 01 Novembro 2018

As abóboras! No princípio eram as colheitas, de cucurbitáceas, que se agradecia à deusa Ceres, à Samhain (a deusa celta também associada à agricultura, que depende das sementes).

O Cristianismo veio mais tarde a fazer o sincretismo associando o 1º de novembro, Dia de Todos os Santos, e o 2 de novembro, "Dia dos Fiéis Defuntos"(ou: Finados).

Em Inglaterra, o dia anterior à celebração dedicada a " Todos os Santos" começou a ser festejada como uma manifestação dos protestantes contra os católicos — daí a designação "Halloween" que aglutina as expressões "All Hallow" (todos os santos) e "Eve" (véspera ou noite anterior).

A industrialização da tradição nos finais do século XX origina-se nos Estados Unidos e propaga-se aos demais países.

A tradição inovadora tem uma receção variável. Para uns, trata-se de uma sobrevivência pagã no seio do Cristianismo e por isso devia ser erradicada pelos praticantes, numa perspetiva religiosa. Para outros, trata-se de uma forma de entretenimento que deve ser aceite como tal, "sem mais". Para outros ainda, é uma manifestação cultural dos novos tempos da mundialização e que movimenta a economia.

MLL

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project