POLÍTICA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

PAICV: Conselho Nacional prepara congresso para escolha da nova liderança e decidir sobre o eventual apoio à candidatura de José Neves à Presidência da República 29 Maio 2021

O Conselho Nacional do PAICV deverá definir hoje um período de interinidade da actual presidente do partido, que pediu demissão, e preparar a realização do congresso nacional para a escolha da nova liderança. O CN deve ainda decidir sobre o eventual apoio do partido à candidaura de José Maria Neves, ex-Primeiro-minisitro de Cabo Verde, às eleções presidenciais de outubro deste ano.

PAICV: Conselho Nacional prepara congresso para escolha da nova liderança e decidir sobre o eventual apoio à candidatura de José Neves à Presidência da República

“Neste momento, há um pedido de demissão que já é tornado público, o Conselho Nacional vai tomar conhecimento e tomar as outras providências que já estão previstas no estatuto para a efectiva substituição da actual líder”, disse o porta-voz da reunião, Julião Varela, citado pela Inforpress.

O também secretário-geral do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) explicou que tudo vai desembocar na realização do congresso nacional, devendo antes ser definido um período de interinidade que será decidido ainda hoje.

Conforme fontes do mesmo partido, Rui Semedo, atual vice-presidente do partido, surge como a figura que reune maior consenso para assumir a liderança interina do maior partido da oposição.

Recorde-se que a presidente do PAICV, Janira Hopffer Almada, decidiu pedir a sua demissão na sequência da segunda derrota do partido frente ao Movimento para a Democracia (MpD) nas eleições legislativas, realizadas a 18 de Abril deste ano.

Para além do pedido de demissão da líder do partido, os membros do Conselho Nacional vão fazer o balanço das eleições legislativas de 18 de Abril e seus efeitos sobre as eleições presidenciais e decidir sobre o eventual apoio à candidatura de José Maria Neves nas eleições de 17 de Outubro.

Segundo ainda a Inforpress, da agenda da sessão ordinária do Conselho Nacional consta também a apresentação, discussão e aprovação das contas de 2020 e da proposta de orçamento para 2021.

A reunião que estava prevista para ser realizada em dois dias vai ser encerrada na tarde de hoje, segundo adiantou Julião Varela.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project