Os eleitos nacionais do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição) mostraram esta posição durante uma conferência de imprensa para denunciar várias preocupações da população de São Vicente.
O porta-voz, João do Carmo, referindo-se ao antigo projecto “Casa para Todos” considerou que o actual Governo do Movimento para a Democracia (MpD) “destruiu o maior programa de habitação deste País”,
Entretanto, segundo a mesma fonte, o MpD conseguiu, através da cooperação com o governo da China, construir um conjunto de casas sociais na zona de Portelinha, no Mindelo, mas que ainda continuam sem funcionar, três meses após a inauguração.
“Após um `show off´ com a inauguração, estas continuam fechadas enquanto aquelas pessoas continuam a morar em casas de tambor”, reiterou João Carmo, adiantando que a justificação deste atraso é feito com o processo de selecção dos beneficiários, o que, em seu entender, “devia ser feito durante o tempo de construção”.
Por isso, advertiu, o PAICV quer que o processo seja “transparente” e promete acompanhar todas as etapas e ver se os escolhidos “são mesmo os que merecem” para “denunciar qualquer irregularidade que venha a existir”.
Ainda em relação a questões sociais, o deputado nacional disse ter registado com “satisfação” o facto de o Governo ter estado a reagir a alguns apelos do partido feitos durante as sessões no parlamento.
“Pela primeira vez este Governo visitou a casa da sopa (no Mindelo) e começa a apoiar as instituições que diariamente ajudam os mais pobres desta ilha”, lançou.
O deputado congratulou-se também com a retoma das actividades do navio Mar d´Canal na rota São Vicente/Santo Antão, o que, a seu ver, “mais uma vez dá razão aos deputados do PAICV em relação à valorização dos armadores nacionais”. A Semana com Inforpress