INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

O Tesouro dos EUA designará o Wagner Group como uma "organização criminosa transnacional", diz a Casa Branca 21 Janeiro 2023

O Departamento do Tesouro dos EUA designará a organização mercenária russa Wagner Group como uma “organização criminosa transnacional”, anunciou na sexta-feira o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, John Kirby.

O Tesouro dos EUA designará o Wagner Group como uma

Segundo a CNN, o Tesouro também imporá novas sanções na próxima semana contra o grupo e seus aliados globais, disse a Casa Branca.

Essas ações reconhecem a ameaça transcontinental que Wagner representa, inclusive por meio de seu padrão contínuo de atividade criminosa grave”, disse Kirby a repórteres na Casa Branca, antes do anúncio do Departamento do Tesouro.

Armas da Coreia do Norte: Juntamente com as novas sanções, os EUA divulgaram fotos recém-desclassificadas de vagões russos viajando da Rússia para a Coreia do Norte e voltando em novembro, no que os EUA acreditam ter sido a entrega inicial de foguetes e mísseis de infantaria para uso de Wagner Grupo na Ucrânia.

Conforme a mesma fonte, embora os EUA não acreditem que o equipamento tenha mudado a dinâmica do campo de batalha, eles esperam mais entregas de sistemas de armas da Coreia do Norte para a Rússia, disse Kirby. A Rússia também tem recebido equipamentos, incluindo drones, do Irã, já que seus suprimentos militares diminuíram ao longo da guerra.

As transferências de armas da (Coreia do Norte) são uma violação direta da resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas”, disse Kirby, acrescentando que os EUA compartilharam sua inteligência com o painel de especialistas do comitê de sanções da RPDC do Conselho de Segurança.

Um alto funcionário da inteligência ocidental repetiu essa avaliação na sexta-feira, dizendo a repórteres que o Ocidente está "certamente preocupado com o fato de a Coreia do Norte planejar expandir e entregar mais equipamento militar ou manter essas entregas".

O papel de Wagner na Ucrânia: De forma mais ampla, os EUA avaliam que as tensões entre o Ministério da Defesa russo e Wagner estão aumentando à medida que o presidente russo, Vladimir Putin , depende cada vez mais de Wagner para realizar operações na Ucrânia. Existem cerca de 50.000 combatentes do Grupo Wagner atualmente implantados na Ucrânia, de acordo com Kirby, incluindo 10.000 contratados como 40.000 condenados.

Wagner está se tornando um centro de poder rival para os militares russos e outros ministérios russos”, disse Kirby, e os EUA têm inteligência sugerindo que o Ministério da Defesa russo “tem reservas” sobre o forte recrutamento de Wagner nas prisões russas, refere a CNN.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project