LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Ex-número 2 de Angola, suspeito de corrupção em Portugal, Honoris Causa no Dubai 27 Novembro 2022

O antigo vice-presidente de Angola Manuel Vicente, suspeito de corrupção em Portugal, foi distinguido com o doutoramento Honoris Causa no Dubai.

Ex-número 2 de Angola, suspeito de corrupção em Portugal, Honoris Causa no Dubai

Segundo revela a SIC Noticias, o anúncio foi feito no passado dia 19, no Twitter da Universidade Amity do Dubai, que publicou também as fotos da cerimónia de atribuição do doutoramento Honoris Causa a Manuel Domingos Vicente . A instituição académica justificou a distinção com o facto de o antigo vice-presidente de Angola ter "dedicado a sua vida a servir o seu país".

O tweet em questão foi retirado da página da Universidade Amity do Dubai, este sábado, após a publicação do presente artigo no site da SIC Notícias.

Ex-número 2 de Angola, suspeito de corrupção em Portugal, Honoris Causa no Dubai
Há dois anos que Manuel Vicente deixou Luanda para se refugiar na maior cidade dos Emirados Árabes Unidos.

Conforme a mesma fonte, em Angola ainda está por decidir o destino da certidão do processo da Operação Fizz , enviado por Portugal em 2018, em que Vicente era acusado de ter corrompido o procurador do Ministério Público português Orlando Figueira , para arquivar investigações contra si, na altura em que ocupava o cargo de Presidente da petrolífera angolana Sonangol.

Ainda recentemente, o procurador-geral da República de Angola, Hélder Pitta Grós, justificou o atraso com o facto de Manuel Vicente ter gozado de cinco anos de imunidade, desde que deixou de ser vice-presidente de Angola. A proteção expirou em setembro.

“O processo existe, veio de Portugal, já constituído, não se trabalhou no processo porque tivemos aquele tempo em que havia imunidade. Tendo passado esse tempo, naturalmente, temos de trabalhar”, afirmou Helder Pitta Grós.

No Dubai, para além do ex-número 2 de José Eduardo dos Santos vive também a filha do antigo Presidente angolano, Isabel dos Santos, agora alvo de um mandado de captura internacional, emitido pelas autoridades de Luanda, refere a SIC Notícias.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project