NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Dança: Djam Neguin cria espetáculo com base em pesquisas sobre “fome 47” 04 Abril 2021

O bailarino e coreógrafo Djam Neguin apresenta no dia 10, no Auditório Nacional, na Cidade da Praia, um espectáculo de dança denominado “# 47”, uma coreografia baseada em pesquisas e reflexões sobre a “fome 47”.

Dança: Djam Neguin cria espetáculo com base em pesquisas sobre “fome 47”

Este espectáculo, segundo disse o artista em declarações à Inforpress, é uma concepção sua que representa a sua vontade artística de explorar temáticas e acontecimentos que dizem respeito à história, à cultura e à identidade cabo-verdiana.

Conforme explicou, o tema “# 47” não é uma representação da “fome de 47”, mas é algo construído a partir de reflexões, pesquisas e questionamentos, que depois “orientaram caminhos estéticos e performativos que, evidentemente, tem o tema de partida como guia”.

Para a concepção deste espectáculo, o bailarino contou com o apoio dos investigadores António Correia e Silva e Alexandrino Moreira Lopes.

“Começou com um trabalho de pesquisa de material publicado e também conversas com historiadores e pesquisadores deste tema. Aqui um especial agradecimento a António Correia e Silva e Alexandrino Moreira Lopes que foram duas figuras centrais para o processo dramatúrgico”, agradeceu.

Depois da fase de pesquisa, o artista começou por elaborar questões que essa interacção lhe suscitou para depois apresentar ao grupo de bailarinos que integram o elenco, nomeadamente Cláudia Gomes, Patrícia Santos e Yannick Araújo.

Basicamente, explicou, foram mais de um mês entre o processo de concepção e de ensaios.

“No começo, não havia mais do que perguntas, anseios, visão e opiniões sobre coisas. Foi então um momento de conversas. E a terceira fase, foi a parte de começar a fazer as coisas acontecerem a partir do corpo, da cena. Aqui foram muitos exercícios de improvisação e as ideias iam-me surgindo, intuitivamente, e depois organizadas para criar uma sequência de acções”, precisou.

Este espectáculo, segundo informou, é um dos projectos selecionados no edital de apoio aos artistas do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, lançado em Janeiro de 2021.

O evento que será interpretado por Cláudia Gomes, Patrícia Santos e Yannick Araújo acontece por volta das 19:00 no Auditório Nacional Jorge Barbosa, na Cidade da Praia.

“#47 não é um espetáculo fácil, exige muita entrega emocional e corporal e posso dizer que os artistas se superaram”, rematou, convidando as pessoas para assistirem este certame que dá o pontapé de saída nas actividades de celebração do Dia Mundial da Dança, assinalado no dia 29. C/Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project