AUTÁRQUICAS 2020

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Ribeira Grande/Santo Antão: Odilson Bandeira (PAICV) anuncia que objetivo é servir para elevar o concelho 19 Outubro 2020

Focado em servir para elevar Ribeira Grande de Santo Antão, o candidato do PAICV à câmara municipal nas eleições de 25 de outubro, Odailson Bandeira, traz ideias inovadoras capazes de suprir as necessidades do concelho - abrangem a todos os setores económicos do município, ajudas sociais às famílias e a melhor forma de acolher os que vêm de fora. Bandeira quer que a Ribeira Grande seja “um dos concelhos mais prósperos das ilhas do Norte e Nordeste de Cabo Verde”. Mais detalhes na entrevista que se segue.

Ribeira Grande/Santo Antão: Odilson Bandeira (PAICV) anuncia que  objetivo é servir para elevar  o concelho

Quias os principais motivações da sua candidatura à Câmara da Ribeira Grande?

Aceitei este desafio no sentido de servir Ribeira Grande, para dar a minha contribuição para elevar e transformar Ribeira Grande no município mais avançado no âmbito da Agenda de Desenvolvimento Sustentável; que se fale de Ribeira Grande como um Concelho atrativo, moderno, o mais seguro de Cabo Verde, inclusivo e com elevada qualidade ambiental, onde as pessoas queiram viver, investir, fazer negócios e criar os seus filhos.

Aceite o desafio de coocorrer à Camara para promover um município atrativo para os jovens, que nele tenham oportunidades de emprego, de empreender, de fazer negócios e criar a sua empresa, de formação e qualificação, disponham de espaços para praticar desporto, onde também possam usufruir de eventos culturais e artísticos, desenvolver a sua criatividade e aceder à ciência, sem precisar deslocar-se da sua ilha.

SE vier vencer as eleições do dia 25, na nossa gestão cada lugar, cada ribeira, cada vale ou montanha, será visto como parte de um todo harmonioso, administrado com o envolvimento dos seus moradores. Tudo para que possamos construir um projeto coletivo que gera oportunidades e bem-estar partilhados por todos. Portanto, é com esta convição, crença e esperança que aceitamos assumir e encarar esse grande desafio de encabeçar este projeto coletivo, com confiança em cada um de vós e com muita motivação, fruto de uma vontade sem limites para SERVIR RIBEIRA GRANDE. Sim, a palavra-chave é SERVIR e o objetivo é Servir Para Elevar Ribeira Grande.

O que nos pode dizer quando à nova visão de desenvolvimento que a sua candidatura pretende implementar para o concelho?

Criar todas as condições para que a ilha de Santo Antão e o Concelho de Ribeira Grande sejam vistos como um lugar de paz e tranquilidade e onde se possa usufruir da natureza em estado quase virgem, de uma beleza paisagística inigualável, da morabeza de um povo que sabe receber e cuidar, de uma gastronomia natural e muito saudável, de cachoeiras e ribeiras de água pura e fresca, de uma cultura peculiar e aspetos particulares de um património cultural num misto entre a arquitetura portuguesa e as especificidades próprias de uma cultura mestiça e insular.

É nossa ambição ver o Concelho de Ribeira Grande, na próxima década, como um dos concelhos mais prósperos das ilhas do Norte e Nordeste do país, que possa recuperar, pelo menos, 10% da sua população, dispersa nas ilhas e na diáspora e 25% dos seus quadros.

Falemos das das prioridades do seu programa eleitoral?

Porque queremos ELEVAR RIBEIRA GRANDE, comprometemo-nos a dirigir um projeto coletivo de desenvolvimento, com o sentimento de todos, que catapulte o Concelho de Ribeira Grande para outros patamares em termos de competitividade e dinâmica económica, social, cultural e política, aumente a auto-estima dos seus moradores, reforce os laços de afetividade entre os seus munícipes, passando a ser o lugar de regresso e não de partida para os seus jovens, seus quadros, seus filhos na emigração e as muitas famílias que no passado foram obrigados a partir à procura de vida melhor.

Pode anunciar os eixos prioritários da sua plataforma eleitoral e os principais desafios a vencer no concelho?

A Proteção Social, no seu sentido lato, será um dos eixos prioritários da nossa gestão. Neste sentido, de forma a assegurar uma maior justiça, eficácia e eficiência, pretendemos criar um Órgão Consultivo de Ação Social e um Gabinete de Intervenção Social, para gerir, de forma articulada, transparente, equitativa e justa, a ação social da Câmara, evitando duplicações e desperdícios de recursos e energias.

Os outros eixos prioritários são os seguintes:
• Infraestruturação e urbanismo;
• Ambiente e mudanças climáticas - água e saneamento;
• Energia convencional e renovável;
• Economia e desenvolvimento social.

É a nossa confiança de que existe espaço para a adoção de melhores políticas públicas municipais, complementares das políticas nacionais para aumentar a atratividade deste município, olhando para o seu potencial e agindo localmente no sentido da sua transformação em iniciativa empresarial bem-sucedida, em riqueza que gera emprego, contribui para a competitividade territorial e para a constante qualificação das suas gentes e instituições. Modernizar a agricultura e o agronegócio, diversificar e qualificar o turismo, desenvolver as indústrias criativas e os serviços são também compromissos da nossa candidatura.

E vamos dar ainda uma atenção especial aos demais sectores como:

• Saúde pública - elevar a qualidade e facilitar o acesso
• Competitividade empresarial e a criação de emprego;
• Turismo;

  • Instituições eficazes, eficientes, ágeis e flexíveis
    • Agricultura, pecuária e transformação agroalimentar
    • Pesca;
    • Arte e cultura;
    • Uma juventude sã, qualificada e novas gerações;
    • Mais e melhor desporto para a saúde e bem-estar;
    • Educação de qualidade e inclusiva;
    • Qualificação da educação secundária, profissional e superior;
    • Género e cidadania;
    • Emigração;
    • Segurança e proteção civil.

O que nos pode dizer sobre a competência técnica da sua equipa e sua constituição no tocante ao género?

O nosso projeto autárquico deu uma devida atenção à questão da igualdade e equidade de género em todas as ações, projetos e programas de desenvolvimento, visando elevar Ribeira Grande para um patamar onde as mulheres e os homens tenham as mesmas oportunidades e sejam tratados em pé de igualdade uns com os outros. Começamos pelo cumprimento da Lei da Paridade na composição das listas, mas o nosso objetivo é irmos, na gestão municipal, para além da Lei.

Apresentamos uma Equipa de gente Qualificada, Motivada e Transformadora: Capaz de protagonizar uma liderança política mobilizadora, inteligente, participada e dialogante, que una e nunca divida, uma liderança portadora de confiança, força e serenidade. Uma equipa de facilitadores, construtores de pontes, para que se possa gerar, em torno do ambicioso projeto de desenvolvimento que se propõe aos ribeira-grandenses, o engajamento e o comprometimento de todos.

Se ganhar a eleição como é que pretende trabalhar com as demais formações políticas concorrentes?

Se a nossa candidatura ganhar essas eleições, iremos trabalhar com as candidaturas vencidas no sentido de capitalizar todas as sinergias possíveis e aproveitar as propostas viáveis e realizáveis constantes em cada uma das três plataformas eleitorais, no sentido de elevar Ribeira Grande. Vamos estabelecer canais de diálogo e troca de ideias e informações que possam ser úteis no processo de desenvolvimento do nosso município. Acreditamos e defendemos que cada Ribeira-grandense é útil visando contribuir no sentido de projetar e materializar uma Ribeira Grande justo, inclusivo e desenvolvimento. Ribeira Grande é de todos nós e todos nós somos importantes nesta empreitada rumo ao sucesso e progressos no seu desenvolvimento.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project