“O rapper Ga da Lomba é o mais novo artista com carreira gerenciada pela Klasszik, selo de maior referência no mundo lusófono, sendo a empresa que mais exportou sucessos em Crioulo para todo o mundo, o também ativista social, Da Lomba, irá compor o casting artístico da produtora, que já conta no seu menu por exemplo, nomes como Soraia Ramos, Calemas e Gil Semedo,”, lê-se no comunicado.
Sobre o novo trabalho de estúdio, o artista avançou em nota de imprensa que contará com vários convidados nacionais e internacionais, e uma dessas participações será com o colega rapper Hélio Batalha, que estará presente no álbum com um Drill.
Percurso do artista
Segundo a fonte referida, Ga da Lomba nasceu na cidade da Praia e desde cedo tinha uma grande paixão pela música e então, decidiu ser artista. Ainda jovem mudou-se para os EUA, onde pode “beber” da cena hip hop americana e tornou-se fluente na língua inglesa. Depois de alguns anos nos EUA regressou para Cabo Verde, onde gravou os seus primeiros singles no projecto Hip Hop Praia e um dueto com Sté num mixtape, inciando uma carreira musical mais a sério, a solo.
Em 2016 lançou um mixtape, no qual o single “Mama Perduam” foi nomeado na categoria de melhor hip hop nos CVMA.
Conforme o comunicado referido, em 2017 participou no reality show Casa do Líder onde o seu projeto social saiu vencedor. No mesmo ano, lançou o seu álbum a solo “Dupla Personalidade”, onde mudou de Gá Pizada para Gá da Lomba, tendo participado em vários festivais nacionais e internacionais.
Em 2019 venceu Menção Honrosa dos CVMA e no ano 2020 venceu Melhor Hip Hop com a música Anju da Guarda, que contou com a participação de Grace Évora e Melhor Colaboração com a participação do Kuumba nos CVMA.
De 2016 a 2021 tem trabalhado em todo o país no projeto social “Nunca Experimentar” que visa prevenir e resgatar jovens do consumo de drogas através da sua história de vida, tendo passado por 205 lugares diferentes incluindo seis ilhas de Cabo Verde, entre Liceus, Escolas primárias, comunidades. No total de 1.5000 pessoas ( jovens, crianças e adultos), foram beneficiados mais de 40 famílias e cerca de 15 jovens que já foram encaminhados para tratamento.