REGISTOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

OFCV promove seminário online para comenmorar o “Dia Mundial do Farmacêutico” 26 Setembro 2020

A Ordem dos Farmacêuticos de Cabo Verde (OFCV), que é a associação pública profissional que abrange e representa os Farmacêuticos que exercem a profissão farmacêutica em território nacional, promove um Seminário Online com o tema “Farmacêuticos: Transformando a saúde global”, que aconteceu nesta sexta-feira, 25, dia em que se assinala a data ao nível mundial.

OFCV promove seminário online para comenmorar o “Dia Mundial do Farmacêutico”

No dia 25 de Setembro, comemorou-se o Dia Mundial do Farmacêutico, a data foi instituída pela Federação Internacional Farmacêutica (FIP - International Pharmaceutical Federation), numa Conferência realizada em Istambul (Turquia), com o objetivo de promover a profissão farmacêutica no mundo e proporcionar a união dos profissionais das diversas áreas de atividade.

Para a celebração deste ano, a FIP anunciou em Abril de 2020, o tema “Transformando a saúde global”, com o objetivo de promover o papel crucial dos farmacêuticos nos sistemas de saúde, considerando que estes profissionais contribuem para um mundo onde todos se beneficiam do acesso a medicamentos seguros, eficazes e de qualidade, bem como a tecnologias de saúde e serviços de assistência farmacêutica.

De acordo com uma nota enviada ao asemanaonline, a escolha do tema de 2020 tem em vista reforçar o árduo trabalho dos profissionais farmacêuticos em um momento em que todos enfrentamos os desafios da pandemia da Covid-19, realçando que neste momento, farmacêuticos de todo o mundo estão trabalhando incansavelmente para impedir a disseminação do novo coronavírus e garantir que as pessoas continuem tendo acesso aos medicamentos e serviços farmacêuticos de que necessitam.

Conforme a OFCV, esta data, além de assinalar a celebração mundial, o evento será um espaço para o debate sobre a profissão e para a discussão de temas de interesse aos profissionais que atuam em Cabo Verde.

Recorde-se que em Cabo Verde, o Artigo 12º do Código Deontológico que rege a profissão farmacêutica no país, publicado através do Decreto-Lei nº 12/2018, B. O. nº 16, de 07 de março, incorpora o princípio de que o farmacêutico é um agente de saúde, cumprindo-lhe executar todas as tarefas que ao medicamento concernem, todas as que respeitam as análises clínicas, de modo a contribuir para a salvaguarda da saúde pública.

“O Código Deontológico reforça que “a primeira e principal responsabilidade do farmacêutico é para com a saúde e o bem-estar do doente e do cidadão em geral, devendo pôr o bem do indivíduo à frente dos seus interesses pessoais ou comerciais e promover o direito de acesso a um tratamento com qualidade, eficácia e segurança”, diz a OFCV, em comunicado.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project