SOCIAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

OMCV entrega kits de trabalho a 40 mulheres da Praia no âmbito projecto de empoderamento feminino 31 Mar�o 2023

A Organização das Mulheres de Cabo Verde (OMCV) procedeu hoje a entrega de 40 kits de trabalho a mulheres da Praia, no âmbito do projecto de empoderamento das mulheres e meninas financiado pela Organização Internacional da Francofonia (OIF).

OMCV entrega kits de trabalho a 40 mulheres da Praia no âmbito projecto de empoderamento feminino

O objectivo da OMCV, segundo a sua presidente, Eloisa Cardoso, é de criar as condições para que esse grupo de mulheres que em situação de alguma vulnerabilidade inicie as actividades de geradoras de rendimento, garantindo o seu sustento e o das suas famílias.

“Temos aqui desde mulheres que foram vítimas de violência com base no género, mulheres que fazem parte da Associação LGBTI, e que também que vivem num ciclo de vulnerabilidades. O nosso objectivo é dar a essas mulheres uma forma de realmente conseguirem algum rendimento para elas e suas famílias”, explicou.

Conforme Eloisa Cardoso, essas mulheres participaram de uma acção de formação de sobre educação financeira e gestão de pequenos negócios e de acordo com a aptidão de cada uma ou de área de actividades que que já desenvolviam foram beneficiadas com kits para alavancarem as suas actividades, querendo ainda podem recorrer ao crédito através da OMCV crédito.

“Quisemos dar essa mãozinha oferecendo os kits a fundo perdido. Vamos fazer o acompanhamento e continuar a dar a assistência técnica a nível da educação financeira e gestão dos seus negócios e querendo reforçar os seus negócios poderão recorrer ao OMCrédito para o efeito”, indicou.

O projecto que é financiado pela OIF em cerca de sete mil contos beneficia ao todo 130 mulheres de seis concelhos do País. Para além da Praia, Santa Catarina de Santiago e maio a OMCV vai fazer entregar kits de trabalho às mulheres de Santa Cruz, Santa Catarina do Fogo e Brava.

Natalina dos Santos formada na área de estética e Sandra Tavares da área de energia vêem nesse apoio da OMCV a possibilidade de colocar em práticas as formações realizadas a algum tempo, garantir o seu sustento e independência.

“Já passaram três anos que terminei a minha formação em energias renováveis no CERMI e depois de fazer o estágio fiquei sem fazer nada. Agora com esse kit vou dar inicio a minha actividades por conta própria. Portanto vou garantir o meu sustento e da minha família e talvez outro posto de trabalho para outros jovens que não estão a fazer nada”, disse Santa Tavares.

A presidente da OMCV apelou às beneficiárias que cuidem e façam bom uso dos equipamentos recebidos e promovam a mudança nas suas vidas para que outras mulheres possam ser beneficiadas no futuro.

A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project