INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

OMS chega a Wuhan — China confina 500 mil em Pequim 15 Janeiro 2021

Os dez membros da equipa internacional da OMS, que vai investigar as origens do surto do novo coronavírus surgido há um ano em Wuhan, chegaram hoje (quinta-feira, 14) à cidade que foi o epicentro da maior crise pandémica deste milénio.

OMS chega a Wuhan — China confina 500 mil em Pequim

Os dez membros da equipa são cientistas peritos em viologia, epidemiologia entre outras, vindos dos Estados Unidos, Austrália, Alemanha, Japão, Reino Unido, Rússia, Países-Baixos, Qatar e Vietname.

A investigação sobre as origens do vírus é tida como melindrosa e foi alvo de adiamentos ao longo de vários meses. Tanto assim foi que a comunidade científica não tem esccondido suspeitas de que Pequim poderá tentar manobras para evitar descobertas embaraçosas.

A comunidade científica tem avançado com diversas teses sobre a origem do vírus que já infetou mais de 93 milhões de pessoas e matou até hoje 1.993.950 pessoas.

Algumas teses são tidas como plausíveis enquanto outras são tidas como fruto de imaginação desenfreada que não se esperaria por parte de cientistas.

Luc Montagnier, o Nobel da Medicina de 2008 por ter descoberto o HIV, explicava há meses que o novo vírus resulta duma experiência mal-sucedida num laboratório de Wuhan que tentava criar uma vacina anti-HIV.

Confinados 500 mil em Pequim

Um ano depois do confinamento de Wuhan, na segunda-feira, 11, as autoridades decretaram o confinamento de meio milhão de residentes num dos bairros de Pequim, com o objetivo de prevenir a propagação dum surto epidémico aí detetado.

A frequente emergência de focos localizados do corovírus na China tem sido controlada com a declaração de confinamentos, despistagem em massa e acompanhamento das deslocações.

Em vésperas do Ano Novo Lunar (11-17 fevereiro), que põe em movimento várias centenas de milhões de chineses, as autoridades mantêm o alerta.

Fontes: SCMP/AFP/Japan Today. Foto(AP): À chegada ao aeroporto de Wuhan, funcionários em fato protetor recebem os membros da equipa da OMS na 5ª fª, 14.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project