POLÍTICA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Oposição diz que alargamento do Governo revela «falta de coragem» 21 Dezembro 2017

A líder da oposição cabo-verdiana, Janira Hopffer Almada, considerou hoje,20, que o alargamento do Governo anunciado pelo primeiro-ministro revela "falta de coragem" para agir «em tempo útil» e afastar ministros que «têm dado grandes dores de cabeça».

Oposição diz que alargamento do Governo revela «falta de coragem»

«Há que realçar a falta de coragem do primeiro-ministro de Cabo Verde para agir em tempo útil e para mexer nos titulares que tantas dores de cabeça têm dado e tanto têm contribuído para fragilizar a imagem do país», disse Janira Hopffer Almada, lembrando que as mudanças demoraram sete meses a acontecer.

A presidente do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) falava aos jornalistas, em conferência de imprensa, ao final da tarde, na sede daquela formação partidária na cidade da Praia.

O primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, anunciou hoje a entrada no Governo de dois novos ministros e seis secretários de Estado, passando o executivo de 12 para 20 elementos.

As mudanças incluem também a criação dos cargos de vice-primeiro-ministro e de ministro adjunto do primeiro-ministro para a Integração Africana, quatro dias depois de o país ter fracassado na sua candidatura à presidência da comunidade de países da África Ocidental (CEDEAO).

Ulisses Correia e Silva anunciou ainda o «desmantelamento» do Ministério da Economia e Emprego, distribuindo as suas competências por três novos ministérios e passando a coordenação de toda a área económica para o vice-primeiro-ministro.

As mudanças não preveem a saída de nenhum dos atuais 12 membros do executivo.

Concentraçao e incumprimento de promessas

Janira Hopffer Almada assinalou ainda o facto de o primeiro-ministro ter deixado cair a promessa e o compromisso de manter um «governo reduzido, magro e enxuto».

«O Governo regista um alargamento para quase o dobro, passando de 12 para 20 membros. O Governo engordou extraordinariamente», sublinhou.

Para Janira Hopffer Almada, «são vários os ministros» cuja atuação não tem correspondido e que, a seu ver, deveriam ser substituídos.

«A ministra das Infraestruturas, a ministra da Educação e o próprio ministro dos Negócios Estrangeiros. O primeiro-ministro optou por chamar a si a questão da Integração Regional num reconhecimento claro que a pasta dos Negócios Estrangeiros tem registado grandes fragilidades e tido um mau desempenho», considerou, apontando como exemplo o fracasso da candidatura à CEDEAO.

Quanto à criação do cargo de vice-primeiro-ministro, que será exercido em acumulação de funções pelo atual ministro das Finanças, Olavo Correia, Janira Hopffer Almada considerou-a «uma opção governamental que pode ser um risco».

«Pode ser um risco a concentração de toda a área económica e fiscal numa única pessoa. Hoje o primeiro-ministro anunciou o `desmembramento´ do Ministério da Economia e do Emprego porque terá concluído que a concentração numa única pessoa de tantas pastas não teve a eficiência nem a eficácia que previa», apontou.

Sobre a prestação do novo elenco governativo, Janira Hopffer Almada disse esperar que «esteja à altura das expetativas dos cabo-verdianos e tenha capacidade para atuar com eficácia».

Por seu lado, o líder do terceiro partido cabo-verdiano, a União Cabo-Verdiana Democrática e Independente (UCID), António Monteiro, mostrou-se «surpreso» com o aumento do Governo de 12 para 20 membros, considerando a remodelação «demasiado profunda e extensa».

«Surpreendeu-nos com um Governo em que entram, de uma só assentada, oito elementos, o que deita por terra todos os argumentos que MpD defendeu, de ter um governo reduzido, magro e eficiente», disse Monteiro, citado pela agência cabo-verdiana de notícias Inforpress.

A intenção de mexer no elenco governamental tinha sido anunciada por Ulisses Correia e Silva em maio e acontece um ano e oito meses depois da tomada de posse do executivo do Movimento para a Democracia (MpD). Fonte: Lusa

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade
Cap-vert
Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project