Referenciado como um avançado nato, Tchiduca marcou a sua época no futebol cabo-verdiano nos anos 80 como um avançado centro de eleição, dada as suas qualidades de um atleta possante, dotado de faro próprio para o golo, pois que tinha grande capacidade de remate e de elevação, que amedrontava qualquer adversário.
Tchiduca, como era popularmente conhecido, teve um papel determinante no único título de campeão de Cabo Verde conquistado por uma equipa da Boa Vista, a Académica Operária na temporada 1982/83 numa prova na qual os boavistense bateram o Derby na final em São Vicente, numa época em que a Académica jogou todos os jogos fora da ilha.
Para se qualificar para a final, a Académica Operária da Boa Vista eliminara o Boavista da Praia, em pleno Estádio da Várzea por 1-0, através do golo apontado por Tchiduca.
O malogrado representou a selecção da “Ilha das Dunas”, numa edição do Torneio Inter-Ilhas, também conhecida por Taça Independência, prova disputada no Estádio da Várzea, em que se destacou pelas suas qualidades, Taça na qual a selecção de Santiago venceu a da Boa Vista na final por 2-1.
Alcides Lima Rodrigues faleceu aos 64 anos na sua ilha natal, vítima de doença prolongada.
A Semana com Inforpress