Retratos

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Óbito: Faleceu Tchiduca antigo avançado de eleição da ilha da Boa Vista 18 Janeiro 2023

Os restos mortais de Alcides Lima Rodrigues, “Tchiduda”, considerado um dos mais conceituados futebolistas da ilha da Boa Vista e que ajudou a Académica Operária a conquistar o Campeonato de Cabo Verde em 1982/83, foram a enterrar esta terça-feira.

Óbito: Faleceu Tchiduca antigo avançado de eleição da ilha da Boa Vista

Referenciado como um avançado nato, Tchiduca marcou a sua época no futebol cabo-verdiano nos anos 80 como um avançado centro de eleição, dada as suas qualidades de um atleta possante, dotado de faro próprio para o golo, pois que tinha grande capacidade de remate e de elevação, que amedrontava qualquer adversário.

Tchiduca, como era popularmente conhecido, teve um papel determinante no único título de campeão de Cabo Verde conquistado por uma equipa da Boa Vista, a Académica Operária na temporada 1982/83 numa prova na qual os boavistense bateram o Derby na final em São Vicente, numa época em que a Académica jogou todos os jogos fora da ilha.

Para se qualificar para a final, a Académica Operária da Boa Vista eliminara o Boavista da Praia, em pleno Estádio da Várzea por 1-0, através do golo apontado por Tchiduca.

O malogrado representou a selecção da “Ilha das Dunas”, numa edição do Torneio Inter-Ilhas, também conhecida por Taça Independência, prova disputada no Estádio da Várzea, em que se destacou pelas suas qualidades, Taça na qual a selecção de Santiago venceu a da Boa Vista na final por 2-1.

Alcides Lima Rodrigues faleceu aos 64 anos na sua ilha natal, vítima de doença prolongada.

A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project