REGISTOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Óbito/Fernandinho Teixeira: A melhor forma de o homenagear é seguir o seu exemplo enquanto político, ser humano e continuar a sua causa pública – Nuías Silva 01 Novembro 2022

O presidente da Câmara Municipal de São Filipe, Nuías Silva, defendeu hoje que a melhor forma de homenagear Carlos Fernandinho Teixeira é seguir o seu exemplo enquanto político e ser humano e continuar a sua causa pública.

Óbito/Fernandinho Teixeira: A melhor forma de o homenagear é seguir o seu exemplo enquanto político, ser humano e continuar a sua causa pública – Nuías Silva

No acto de homenagem decorrido nas instalações dos Paços do Concelho de São Filipe, Nuias Silva referiu, segundo a Inforpress, que Cabo Verde perdeu um dos seus grandes filhos, tendo expressado os sentimentos de pesar à família, à Assembleia Nacional, à Câmara Municipal dos Mosteiros, mas também a todos os militantes, amigos e simpatizantes do PAICV, partido que, segundo Silva, tanto ajudou a ser invicto na autarquia dos Mosteiros e a ser resiliente por toda a ilha do Fogo.

“Neste gesto institucional mais que merecido, evocamos a sua memória e a sua exemplar trajectória de vida
”, disse o Edil de S[ao Filipe, sublinhando que Carlos Fernandinho Teixeira teve uma trajectória notável em que “o homem público emanou do homem bom, em que o autarca e o parlamentar se harmonizaram plenamente com o cidadão patriota e militante”.

Esta trajectória, acrescentou, foi interrompida quando ainda muito tinha para dar à ilha do Fogo e a Cabo Verde.

Nuías Silva, acompanhado do presidente da Assembleia Municipal de São Filipe, Luís Nunes, colocou a bandeira do município no cortejo que acompanhou Carlos Fernandinho Teixeira, tendo o edil sublinhando que cumpre assim legar o símbolo municipal à família em sinal de tudo quando as palavras não conseguiram traduzir, na hora de tristeza.

São Filipe guarda, efectivamente, uma grata lembrança de Carlos Fernandinho Teixeira e tem por ele uma enorme dívida de gratidão”, expressou Nuías Silva citado pela Inforpress, indicando que com este simples acto a edilidade de São Filipe prestou uma “grande homenagem” àquele que foi “um dos melhores desta geração de políticos”.

É um elogio a um patriota que nunca se esquivou à missão de servir Cabo verde e de orgulhar esta ilha do Fogo”, referiu Nuías Silva para quem a nação cabo-verdiana, nas ilhas e na diáspora, chora a morte de Carlos Fernandinho Teixeira.

Sessão de homenagem nos Mosteiros com Presidente da República

Conforme ainda a Inforpress, depois da homenagem em São Filipe, o cortejo partiu para Mosteiros., tendo acontecido o velório na residência dos pais, em Queimada Guincho, das 11:00 horas ao meio-dia, partindo depois em direcção ao edifício de Paços do Concelho dos Mosteiros, onde a edilidade prestou uma homenagem a Carlos Fernandinho Teixeira, ele que foi autarca dos Mosteiros por 24 anos, sendo seis como vereador e 18 na qualidade de presidente da câmara.

A sessão de homenagem, presidida pelo Presidente da República, José Maria Neves, contou ainda com intervenções de um representante da família, a mensagem do presidente do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (Rui Semedo) e do presidente da Câmara Municipal dos Mosteiros, Fábio Vieira.

Segundo a fonte referida, a missa de corpo presente começou a ser celebrada às 14:00 horas na igreja matriz, seguindo depois o cortejo fúnebre para o cemitério municipal de Laranjo para o sepultamento, sendo que o percurso desde a Igreja até ao cemitério será feito a pé.

De entre centenas de pessoas que partiram de São Filipe rumo aos Mosteiros, estão a ministra da Defesa e Coesão Territorial, o secretario de Estado adjunto do primeiro-ministro, alguns deputados da Nação, presidentes das câmaras municipais de São Filipe, Santa Catarina, Mosteiros (Fogo) e Santa Cruz (Santiago), de entre outras personalidades.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project