ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Óbito/Fernandinho Teixeira: Muitas das vitórias que alcançamos no município dos Mosteiros, debitamo-las à obra do Fernandinho – Fábio Vieira 01 Novembro 2022

O presidente da Câmara Municipal dos Mosteiros, Fábio Vieira, reconheceu hoje, durante a cerimónia de homenagem ao antigo presidente, que muitas das vitórias alcançadas no município devem-se à obra e à sagacidade de Carlos Fernandinho Teixeira.

Óbito/Fernandinho Teixeira: Muitas das vitórias que alcançamos no município dos Mosteiros, debitamo-las à obra do Fernandinho – Fábio Vieira

Na sua intervenção durante a cerimónia de homenagem e depois de manifestar a “solidariedade, de muito pesar e conforto para os familiares”, Fábio Vieira disse que este é um dia particularmente triste e que esta foi, seguramente, uma das intervenções mais difíceis da sua vida enquanto presidente da câmara dos Mosteiros.

“Fernandinho foi um presidente com quem se podia contar sempre, valorizava as pessoas enquanto militante das causas deste País. Dava mais do que recebia e, por isso, todos iremos sentir a falta da generosidade deste homem, e é por isso, que há hoje um vazio que nos percorre e que temos de superar para engrandecermos, ainda mais, este filho de Mosteiros”, destacou Fábio Vieira que se mostrou consternado e sem palavras para expressar a amargura que lhe invade, com a partida precoce de “um amigo, de um líder” a quem deve grande parte do seu percurso político.

Para o edil dos Mosteiros partiu uma das personalidades mais carismáticas dos Mosteiros, “um homem da linha da frente, um lutador e vencedor de várias batalhas (…) um homem de princípios e de valores, em nome dos quais consentiu todos os esforços”.

O legado deixado, as causas pelas quais sempre Carlos Fernandinho Teixeira lutou, o seu percurso e a memória dele, garantiu Fábio Vieira, serão por todos reconhecidos e referenciados.

Por outro lado, Fábio Vieira, recordou a vida de um homem público que entrou para a presidência da Câmara Municipal dos Mosteiros em circunstâncias excepcionais, mas que manteve uma dinâmica firme e consolidou em pouco tempo, toda uma estratégia de desenvolvimento que trouxe uma nova cara para o concelho, lembrando que herdou uma câmara que se vinha construindo com grande esforço e manteve-a na rota das vitórias.

No dizer de Vieira, a estabilidade conferida pelos mandatos do presidente Carlos Fernandinho Teixeira foi fundamental para o incremento e para as melhorias que colectivamente vieram a alcançar e que projectaram o município para um patamar superior do seu desenvolvimento.

Na sua intervenção realçou que apesar do “seu profundo apego às causas do partido, Carlos Fernandinho manteve sempre uma relação normal e de cordialidade com todas as instituições do País”, sublinhando que ele “fez política com causa, determinação e pragmatismo, criando possibilidades lá onde havia aparente impossibilidade” porque compreendeu que todos contam para levar adiante as causas colectivas.

“Morreu um filho dos Mosteiros, mas há um Fernandinho que renasce e um legado que se faz presente na memória colectiva de todos nós”, disse o edil.

Os restos mortais de Carlos Fernandinho Teixeira, falecido no passado dia 26 de Outubro na sua residência em São Filipe foram dados à terra por volta das 16:00 horas no cemitério municipal de Laranjo, Mosteiros.

De entre centenas de pessoas que participaram das cerimónias de homenagem prestadas pelas Câmaras Municipais de São Filipe e dos Mosteiros, além do Presidente da República, destacam-se ainda a ministra da Defesa e Coesão Territorial e o secretariado de Estado adjunto do primeiro-ministro, em representação do Governo, alguns deputados da Nação, presidentes das Câmaras Municipais de São Filipe, Santa Catarina, Mosteiros (Fogo) e Santa Cruz (Santiago) e representante da Câmara Municipal da Brava, eleitos municipais dos três municípios da ilha, vários chefes de serviços, empresários, entre outras personalidades. A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project