“É com profundo pesar que o Instituto do Desporto e da Juventude se expressa, neste momento, ao saber da triste notícia do falecimento do senhor António Germano Lima, escritor e pedagogo, ocorrido na noite de sábado, 08 de Julho, na cidade da Praia”, lê-se na missiva do IDJ.
Nesta hora de dor, aproveita para expressar a sua gratidão, principalmente pelo “trabalho abnegado” e “dedicação genuína” do malogrado ao desporto cabo-verdiano, antes e depois da Independência Nacional.
Germano Lima, ainda de acordo com a fonte, esteve na origem da criação das principais federações desportivas, nomeadamente a estrutura privada do futebol, andebol, basquetebol, voleibol, boxe, judo, atletismo, ciclismo e ténis, assim como várias comissões nacionais, como a de artes marciais, desportos náuticos, entre outras.
Germano Lima exerceu o cargo de director-geral do Desporto, entre 1986 e 1988, tendo preparado e organizado, em Novembro de 1986, a I Conferência Nacional do Desporto.
Além de homem do Desporto, Lima era investigador, estudioso e escritor, marcado por publicação de vários artigos em jornais e revistas especializadas, nacionais e estrangeiros, e editou, em 1997, o livro “Boavista”: Ilha de Capitães (história e sociedade) e em 2002 “Boa Vista, Ilha da Morna e do Landú” e “Manual de Formação Pedagógica de Formadores da Formação Profissional”.
Por isso, é também conhecido como homem da literatura, que permanecerá entre nós, através das suas obras.
À família enlutada o IDJ endereça as mais sentidas condolências por esta “perda irreparável”.
A Semana com Inforpress