Conforme fontes deste jornal, Jorge Guimarães Santos foi o primeiro director da Agência Cabo-verdiana de Noticias, na altura Cabopress, no período de Setembro de 1988 a Novembro de 1991.
Desempenhou ainda as funções de director-geral da Comunicação Social até 1995, altura em que passou a exercer as funções de comunicador para o desenvolvimento em projectos sucessivos cofinanciados pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).
Jorge Guimarães foi sobretudo um homem da Rádio. Além de ter trabalhado na antiga Rádio de Barlavento, foi Diretor da extinta Rádio Voz de São Vicente e depois da Rádio Nacional. Alguns colegas, nomedamente Fonseca Soares, Fernando Carrilo e Santos Nascimentos que privaram com ele no Mindelo e na Praia, descrevem Guimarães como um homem de trato fino, profissional competente e empenhado. Foi um dos pioneiros na construção do edifício da comunicação Social em Cabo Verde - ficam para a história os programas radiogónicos como «Juventude em Foco» e «Desporto em Movimento» que ele editava regularamente na Rádio Pública. Recorde-se que foi um grande amigo do A Semana.
Que repouse em paz, Jorge Guimarães Santos! À família enlutada vão as sentidas condolências do coletivo deste jornal. Fogo: Inforpress