NOS KU NOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Óbito/Sal: Morreu Celso Estrela primeiro director da aeronáutica civil de Cabo Verde 22 Novembro 2021

Celso Estrela, 89 anos, o primeiro director da aeronáutica civil em Cabo Verde, faleceu, na noite de domingo, 21, vítima de doença prolongad, revelou a Inforpress.

Óbito/Sal: Morreu Celso Estrela primeiro director da aeronáutica civil de Cabo Verde

Natural da ilha de Santo Antão, mas vivia no Sal há mais de 65 anos, o “Senhor Celso Estrela”, como era reverenciado, é pai de dois filhos, José Pedro e Carla Andreia.

Com um longo percurso profissional, iniciou a sua carreira na aviação, no serviço de meteorologia como ajudante de meteorologistas, depois passou a ser controlador de tráfego aéreo, para mais tarde exercer as funções de chefe de serviço de tráfego aéreo.

Cnforme ainda a Inforpess, foi ele quem implementou a aeronáutica civil de Cabo Verde, lutou até conseguir reaver a FIR Oceânica do Sal, após “tensas negociações” com a França e Senegal.

A viver no bairro da Pretória há 31 anos, Celso Estrela, que desempenhou vários cargos ao longo da sua vida profissional, foi administrador da área da navegação aérea da ASA, até à sua aposentação.

Em 2019, Celso Estrela recebeu e presenciou a homenagem feita em vida, uma iniciativa da Câmara Municipal do Sal, observando o seu nome gravado em pedra na Avenida do Aeroporto Amílcar Cabral, rua que liga o aeroporto à cidade dos Espargos, trajecto que, conforme relembrara na altura, fez durante várias décadas.

Celso Estrela vai a enterrar esta tarde, no cemitério de Pedra de Lume, refere a fonte deste jornal.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project