ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Observatório Cidadania Ativa saúda acordo de Mobilidade na CPLP 19 Julho 2021

O Observatório Cidadania Ativa de Cabo Verde saúda os Chefes de Estado e de Governo da CPLP pela aprovação do acordo de mobilidade na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Um “feito histórico” alcançado sábado, 17 de Julho, durante a Cimeira realizada em Luanda, Angola.

Observatório Cidadania Ativa saúda acordo de Mobilidade na CPLP

Com este acordo, segundo uma nota em que o Asemanaonline teve acesso, a CPLP desenha-se como uma verdadeira comunidade de povos o que irá contribuir para um estreitar das relações de amizade e de cooperação e aproximar os cidadãos da comunidade lusófona, para além de reforçar o intercâmbio, a partilha de conhecimentos e as relações económico-empresariais.

“Fruto de vários anos de discussão, e que ganhou maior consistência durante a presidência cabo-verdiana da CPLP, o acordo para a mobilidade é, por outro lado, um afirmar da cidadania entre os cidadãos dos países de língua portuguesa e, seguramente, desta vez uma comunidade dos povos no verdadeiro sentido da palavra”, lê-se na nota.

O Observatório Cidadania Ativa de Cabo Verde incentiva os Estados-membros da CPLP a prosseguirem com os seus esforços e diligências no sentido de o acordo, agora conseguido, tenha o devido acolhimento no ordenamento jurídico nos respetivos países assim como, gradualmente, ultrapassarem eventuais barreiras ainda exigentes para que o acordo para a mobilidade tenha efeitos práticos e seja, gradualmente, alargado a todos os cidadãos da CPLP.

O Observatório, parabeniza as autoridades cabo-verdianas pela sua extraordinária entrega à causa da mobilidade, bem como aos demais envolvidos neste processo e deseja os maiores votos de sucessos à Angola que assume, nos próximos dois anos, a presidência da CPLP.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project