Segundo uma nota enviada a este diário digital, o documento define as bases de uma parceria entre as partes tendo como focos a educação para a cidadania, o jornalismo e a educação inclusiva e de qualidade.
O protocolo entre a AJOC e o Observatório Cidadania Ativa estabelece os termos e condições de cooperação entre duas organizações tendo em vista a realização de várias ações socioeducativas, em conjunto, com principal destaque para matérias relacionadas com o exercício da cidadania e o papel do jornalismo enquanto ferramenta de educação cívica.
Já o protocolo entre o Observatório e a Rede Nacional da Campanha de Educação para Todos centra-se na realização de um conjunto de atividades pedagógicas e de sensibilização voltadas para a educação "inclusiva e de qualidade", abrangendo os mais diversos agentes educativos e a sociedade civil.
A cerimónia de assinatura dos protocolos de cooperação contará com as presenças dos Presidente da AJOC, Geremias Furtado, Presidente do Observatório Cidadania Ativa, Orlando Lima, e do Coordenador da Rede Nacional da Campanha de Educação para Todos, Abraão Borges.