LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Odebrecht ganha contrato de 1.168 milhões de dólares para construir troço ferroviário em Angola 31 Mar�o 2023

A Odebrecht e a Bento Pedroso Construções, que integra o grupo brasileiro, ganharam um contrato de 1.168 milhões de dólares para construir o troço Luena-Saurimo do Caminho de Ferro de Benguela, em Angola, segundo um decreto presidencial.

Odebrecht ganha contrato de 1.168 milhões de dólares para construir troço ferroviário em Angola

No diploma consultado pela Lusa, o Presidente angolano autoriza a despesa de 1.168 milhões de dólares (1.077 milhões de euros) e formaliza a contração simplificada (por ajuste direto) por critério material para a conceção e construção do troço de 260 quilómetros.

O despacho presidencial justifica o investimento com a necessidade de melhoria do transporte ferroviário, volume de mercadorias e número de passageiros transportados, sublinhando a importância deste eixo ferroviário na ligação entre o litoral e o interior de Angola, partindo de Benguela até ao Moxico, permitindo o transporte de mercadorias a partir do Porto de Lobito até à Região das Lundas.

O objetivo é dotar aquela zona de um meio de transporte seguro, fiável e competitivo que potencie atividades como a mineração, “altamente dependente dos meios de transporte para suprir as necessidades logísticas, bem como dinamizar o projeto Planagrão, cujo objetivo é impulsionar as indústrias e seus derivados com foco nas províncias da lunda Norte, Lunda Sul, Moxico e Cuando Cubango”.

O ministro dos Transportes terá a competência de aprovar as peças do procedimento e celebrar o contrato enquanto à ministra das Finanças caberá a disponibilização dos recursos financeiros.

A Semana com Lusa

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project