REGISTOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Oitenta mil pessoas desfilam em Berlim solidárias com protestos no Irão 22 Outubro 2022

Cerca de 80.000 pessoas desfilaram hoje por Berlim em solidariedade com os protestos no Irão, desencadeados pela morte de uma jovem curda iraniana agredida e detida pela "polícia da moral", indicou um porta-voz da polícia alemã.

Oitenta mil pessoas desfilam em Berlim solidárias com protestos no Irão

"Hoje, milhares de pessoas expressam a sua solidariedade com as corajosas mulheres e com os manifestantes no Irão", afirmou, segundo NM, a ministra da Família alemã, a ecologista Lisa Paus, na rede social Twitter.

"Estamos convosco", acrescentou.

Entre os participantes nesta manifestação, organizada por um coletivo de mulheres, alguns brandiam cartazes com as palavras de ordem "Women, Life, Freedom" ("Mulheres, Vida, Liberdade"), outros agitavam bandeiras curdas.

Os manifestantes marcharam calmamente pelo centro da cidade, indicou a polícia local, que efetuou a contagem dos participantes no protesto a bordo de um helicóptero.

Há mais de um mês, decorrem no Irão protestos de grandes dimensões, desencadeados pela morte da jovem curda iraniana Mahsa Amini, de 22 anos, após ter sido violentamente agredida e detida pela "polícia da moral" em Teerão, por incumprimento do rígido código de vestuário imposto às mulheres pela República Islâmica, porque era visível parte do seu cabelo, apesar de envergar o obrigatório ’hijab’ (véu islâmico), segundo organizações não-governamentais.

Segundo a mesma fonte, transportada em coma do local onde se encontrava sob custódia policial para um hospital, viria a morrer três dias depois, em 16 de setembro.

A repressão dos protestos, os maiores no país desde os de 2019, contra o aumento do preço da gasolina, fez até agora pelo menos 122 mortos, entre os quais crianças, e várias centenas de detidos, de acordo com a Iran Human Rights (IHR), com sede em Oslo, na Noruega.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project