BREVES NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Oito estudantes retidos em Macau regressam a Cabo Verde 08 Setembro 2020

Na sequencia de várias noticias veiculadas pelos Órgãos de Comunicação Social, que davam contam de estudantes finalistas do ensino superior retidos em Macau por causa da pandemia da Covid-19, sem poder regressar ao país, a Delegação de Cabo Verde junto do Fórum de Macau, através de um comunicado enviado a este diário digital, torna público que os oito estudantes finalistas do ensino superior que se encontravam naquele País asiático deixaram o território na passada sexta-feira, 04, com destino ao seu País de origem.

Oito estudantes retidos em Macau regressam a Cabo Verde

Após dois longos meses sem poder ter uma solução de saída do território de Macau, por fatores diversos de restrições, os oito estudantes finalistas do ensino superior que se encontravam retidos em Macau, deixaram o território na passada sexta-feira, 04, regressando a Cabo Verde.

Segundo o Delegado de Cabo Verde junto do Fórum de Macau, Nuno Furtado, os voos de regresso foram feitos por Seul, na Coreia do Sul, Istambul, na Turquia, seguindo-se um voo entre Lisboa e Cabo Verde, tendo os estudantes chegados em segurança a Cabo Verde no Domingo, 06, deste mês corrente.

Este processo de regresso dos estudantes a Cabo Verde contou com o envolvimento da Embaixada de Cabo Verde na China, da Delegção de Cabo Verde junto do Fórum de Macau, do Instituto Politécnico de Macau e do Governo de Cabo Verde através do Ministério dos Negócios Estrangeiros, que também, acompanhou, de forma “coordenada e articulada”, a organização do regresso, tendo inclusive, apoiado financeiramente metade do valor dos bilhetes, e igualmente atribuído um subsídio para a subsistência destes alunos.

“Assim, gostaríamos de informar que era necessário organizar o regresso destes estudantes num quadro bem planificado e seguro, tendo em conta as restrições impostas em vários aeroportos internacionais de transito e evitando assim transtornos no percurso. O regresso foi um êxito e os estudantes já se encontram juntos dos seus familiares”, ressalta o Delegado.

Recorde-se que no total de 27 estudantes graduados este ano em Macau, 14 já se encontravam em Cabo Verde, desde Março passado, tendo frequentado e concluído com “êxito” os estudos online.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project