ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Morte de Onésimo Silveira: Presidente da República diz tratar-se de “grande perda” de uma personalidade cabo-verdiana “marcante” 29 Abril 2021

O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, afirmou hoje que foi com sentimento de “grande perda” que recebeu a notícia do falecimento de Onésimo Silveira, considerando-o uma “personalidade cabo-verdiana que foi marcante” em vários domínios.

Morte de Onésimo Silveira: Presidente da República diz tratar-se de “grande perda” de uma personalidade cabo-verdiana “marcante”

“Foi com sentimento de grande perda que recebemos a notícia do falecimento do doutor Onésimo Silveira, uma grande figura de Cabo Verde, uma personalidade cabo-verdiana que foi marcante em vários domínios”, afirmou, segundo a Inforpress, acrescentando que foi também uma personalidade multifacetada, tendo participado nos “grandes momentos” da história de Cabo Verde, nomeadamente na luta pela independência nacional e pela democratização do regime em Cabo Verde.

Para Jorge Carlos Fonseca, Onésimo Silveira foi um defensor da descentralização, da autonomia de poder local, mas também “uma figura de proa, como intelectual, como poeta”, sobretudo, “referenciado como uma espécie de encarnação, de humor e identidade com a ilha de São Vicente”.

“Como Presidente de Cabo Verde, lamento imenso o seu desaparecimento físico, envio condolências em nome da Nação cabo-verdiana a todos os familiares, amigos e companheiros de Onésimo Silveira, e curvo-me à memória da sua grandeza, como homem da política, intelectual, homem da poesia e autarca”, declarou Jorge Carlos Fonseca citado pela Inforpress.

Onésimo Silveira, 86 anos, encontrava-se acamado há já alguns meses, segundo familiares. Nasceu em São Vicente e doutorou-se em Ciências Políticas, pela Universidade de Uppsala (Suécia), em 1976, ano em que começou a trabalhar na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project