SOCIAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Operação Alcatraz: Tribunal decreta 12 anos de prisão para suspeitos de tráfico internacional de droga 09 Dezembro 2022

O Tribunal decretou 12 anos de prisão para os sete indivíduos estrangeiros detidos na operação em que foram apreendidas mais de 5,6 toneladas de cocaína, em alto mar, a 01 de Abril último, disse uma fonte judicial.

Operação Alcatraz: Tribunal decreta 12 anos de prisão para suspeitos de tráfico internacional de droga

Os mesmos, cujo julgamento terminou em Novembro passado, encontravam-se em prisão preventiva, na cadeia central da Praia, desde que foram detidos, e conheceram no início da manhã de hoje o veredito do juiz, que vai na linha daquilo que havia pedido o Ministério Público: 12 anos de prisão.

A detenção destes sete indivíduos foi avançada à imprensa em Abril último pelo então director da Polícia Judiciária, completando ainda que a operação contou com a “relevante colaboração” da Polícia Federal do Brasil, da Drug Enforcement Administration, da Marinha dos EUA e da National Crime Agency, do Reino Unido.

A detenção e apreensão da embarcação de pesca oriunda do Brasil, segundo afirmou Ricardo Gonçalves, a 01 de Abril, após uma abordagem em alto mar por suspeita de tráfico internacional de estupefacientes.

Sob a jurisdição de Cabo Verde, as autoridades policiais dos EUA e de Cabo Verde embarcaram e inspeccionaram a embarcação, tendo apreendido 5.668 kg de cocaína”, disse.

Devido ao facto de a detenção em flagrante delito ter sido ordenada a bordo de um navio em alto mar, localizado a 503MN (Milhas Náuticas) Nordeste de Cabo Verde, a embarcação demorou cinco dias de navegação até chegar ao porto da Praia, o mais próximo do local de abordagem.

Os sete indivíduos, são todos do sexo masculino, sendo cinco de nacionalidade brasileira e dois de nacionalidade montenegrina, com idades compreendidas entre 32 e 66 anos.

Esta é a segunda maior apreensão de droga feita em Cabo Verde, a maior aconteceu em Janeiro de 2019 quando 12 cidadãos de nacionalidade russa foram detidos a bordo de um navio no Porto da Praia com 9.570 quilogramas de cocaína em “elevado grau de pureza”, incineradas pelas autoridades dias depois.

A Semana com Inforpress
...
Link matéria relacionado:

https://www.asemana.publ.cv/?Cabo-Verde-na-rota-internacional-de-narcotrafico-PJ-apreende-embarcacao-de&ak=1

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project