REGISTOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Opositores russos reúnem-se na Polónia para criar alternativa a Putin 06 Novembro 2022

Um grupo de líderes da oposição pró-democracia russa reuniu-se estes sábado, em Jablonna, na Polónia, com o objetivo de construir uma alternativa ao regime do Presidente Vladimir Putin e estabelecer a democracia na Rússia.

Opositores russos reúnem-se na Polónia para criar alternativa a Putin

Segundo a Lusa que cita a agência de notícias EFE, a reunião foi aberta por Ilya Ponomarev, ex-deputado da Duma (câmara baixa da Assembleia Federal russa), que agora vive exilado em Kiev.

Em 2014, Ponomarev foi o único parlamentar que votou contra a anexação da Crimeia pela Federação Russa.

"É um momento histórico. Pela primeira vez em pelo menos uma década, deputados democraticamente eleitos reúnem-se. Vemos que é democrático e ágil. As pessoas debatem e debatem. Espero muito que estes três dias sejam frutíferos", disse Ponomarev à EFE.

A reunião de opositores russos termina na segunda-feira e vai contar com a presença de 51 delegados que anteriormente ocupavam cargos eletivos na administração russa.

"Teremos vários discursos e anúncios, que moldarão a estrutura para as próximas reuniões", explicou Ponomarev.

Conforme a mesma fonte, antes, em entrevista à EFE, Ponomarev tinha explicado que a ideia deste congresso é oferecer aos russos uma alternativa democrática ao regime de Putin.

O ativista da oposição e dos direitos humanos Andrei Sidelnikov, que faz parte da organização do congresso, descreveu a reunião como um primeiro passo para uma nova República parlamentar na Rússia.

"Estamos a tentar dar um grande passo para o futuro. Por enquanto, não sei o que acontecerá a seguir, porque todos os delegados que participam na reunião, pessoalmente ou ’online’, estão sob pressão do serviço de segurança russo", disse Sidelnikov.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project