O vídeo viralizante nas redes sociais pretendia ser uma homenagem ao pai "herói ucraniano tombado na batalha de Izium", dizem as duas órfãs.
As filhas de L morto em combate filmaram-se de novo, agora para pedir desculpas públicas aos ucranianos ofendidos e retiraram o vídeo da internet – o que não impede que continue acessível.
Sete semanas depois desse 24-8, sabe-se que após apresentação em tribunal as irmãs (nas fotos) foram acusadas de dessacralização dum cemitério. E mesmo com o seu (ato de) mea culpa, arriscam uma pena que pode chegar aos cinco anos de prisão efetiva.
"Só queriam likes" vs "desculpas aceites"
Os comentários online mostram que uns condenam e outros desculpam o
comportamento inadequado.
Desculpas. "Parece que cometeram um erro, mas não queriam mostrar desrespeito. Por isso, condená-las à prisão é muito desproporcional. Basta dar-lhes um serviço comunitário para torná-las mais conscientes".
"Prisão é demais! Recomendo dar-lhes cinco anos de serviço comunitário de limpeza e manutenção de cada túmulo militar da cidade. Todos ganham [:] elas aprendem a lição e a ter mais respeito e também esse seu trabalho alivia um pouco os contribuintes.
Condenação. "No mundo normal civilizado ninguém aceita este tipo de comportamento". "Vestiram-se para a festa no túmulo sagrado, levaram música, montaram a câmara, tudo planeado nesta extravagância só para ganharem likes!".
Maior necrópole de Kiev
O cemitério assim dessacralizado é o Lisove, que foi inaugurado em 1970, sob domínio soviético. Situado na margem esquerda do rio Dnieper/Dnipro e rodeado de área florestada, o cemitério de 142 hectares destaca-se pela monumentalidade desde a entrada principal e que se estende pelas áleas dedicadas aos "Heróis da Pátria".
De 22-1 para 24-8
22 de janeiro foi desde 1918 festejado como o Dia da Independência Ucraniana. Mas após o colapso da URSS, com a Declaração do Estado Soberano Ucraniano em 24 de agosto de 1991 e aprovado meses depois em 01 de dezembro, é esta a nova data celebratória da Independência Ucraniana.