POLÍTICA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Disputa da liderança do MpD: Orlando Dias apresenta uma Nova Carta Política para unir o MpD e a Nação Caboverdiana 04 Janeiro 2023

O candidato a Presidente do MpD, Orlando Dias, inicia este novo ano de 2023, apresentando uma Nova Carta Política para unir o Movimento para a Democracia (MpD) e a Nação Cabo-verdiana em torno de uma « visão impulsionadora dos cabo-verdianos, de uma liderança agregadora, de um MpD plural e organizado, descentralizado e com meios capazes de potenciar uma intervenção política moderna, com capacidade de antecipação e de resposta».

Disputa da liderança do MpD: Orlando Dias apresenta uma Nova Carta Política para unir o MpD e a Nação Caboverdiana

De acordo com uma nota de imprensa enviada ao asemanaonline, Orlando Dias, opositor doatual ider e Primeiro-mistro Ulisses Correia e Silva, irá pronunciar-se sobre «a necessidade de uma nova liderança para um novo ciclo político», tendo por objeto resgatar o MpD e devolver o Partido aos militantes, numa lógica de defesa da cultura republicana. “Mas, também, sobre o objetivo estratégico de um partido com futuro e de um partido organizado e descentralizado”.

Sem esqauecer as propostas para o país, nomeadamente, a necessidade de “dar um novo fôlego à democracia”, Orlando Dias defende, desde logo, «uma Revisão Constitucional, o combate ao nepotismo, ao clientelismo, ao amiguismo e ao compadrio, bem assim, a ampliação do processo de participação democrática«.

Este eleito nacional sustenta ainda a “necessidade de uma sociedade justa e solídária, que garanta o emprego, reduza as diferenças salariais e a desigualdade social, ao mesmo tempo que combata as discriminações».

Para Orlando Dias, a Nova Carta Política pretende preservar o passado, renovar o presente e enfrentar o futuro, dar novo impulso à liberdade de participação e ao pluralismo, garantindo a participação ativa dos cidadãos, e construir uma liderança forte, tolerante e determinada para o MpD e para o país.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project